Gasoduto

Com R$ 40 milhões e 70 Km de rede, GasBrasiliano inaugura distribuição de GN em Catanduva (SP)


18/02/2020 17:48
Visualizações: 255

A GasBrasiliano realizou na última sexta-feira, 14 de fevereiro, a cerimônia de inauguração da rede de distribuição de gás natural de Catanduva (SP). O evento ocorreu no Auditório da Prefeitura do município e contou com a presença dos diretores da GasBrasiliano, Alex Sandro Gasparetto, Paulo Lucena e Vitor Hill de Oliveira Alves Pessoa e do prefeito da cidade, Afonso Macchione Neto, e do secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do estado de São Paulo, Marcos Penido.

Divulgação

Realizada em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, Prefeitura de Catanduva e Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva (SAEC), a inauguração marca o início do abastecimento de gás natural para a cidade via gasoduto principal, cuja expansão partiu de Itápolis, passando por Santa Adélia e Pindorama, até chegar a Catanduva. Anteriormente, a distribuição era realizada via rede local.

“Dos avanços conquistados em Catanduva, um dos mais marcantes é, sem dúvida, a implantação da rede de gás natural, que traz desenvolvimento ao município. Hoje contamos com uma das fontes de energia mais utilizadas no mundo”, comenta o prefeito, Afonso Macchione Neto. Ainda segundo ele, a oferta do combustível vai ao encontro da expansão de oportunidades buscadas pela cidade. “Essa estrutura começa pela indústria e acreditamos nos reflexos positivos para outros setores.”

Para a GasBrasiliano, Catanduva possui um mercado com muito potencial por contar com uma intensa atividade industrial que pode gerar demanda total de 220 mil m³ de gás natural canalizado por dia. Além disso, a rede de distribuição que interliga Itápolis a Catanduva foi projetada de forma a possibilitar expansão futura, como por exemplo a extensão do gasoduto até São José do Rio Preto, município que está nos planos de expansão da empresa.

“A chegada do gás natural a Catanduva possibilitará que o combustível fique mais próximo do município de São José do Rio Preto, um dos maiores do noroeste paulista e que tem grande potencial de demanda para os diversos mercados, como industrial, comercial, residencial e automotivo”, comenta o diretor presidente da GasBrasiliano, Alex Sandro Gasparetto.

O secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do estado de São Paulo, Marcos Penido, afirma que a expansão da rede de distribuição de gás natural pelo interior do Estado é fundamental para a competitividade industrial, atração de novos investimentos no município e melhoria da qualidade de vida da população. “Essa inauguração é mais um passo em direção à meta de São Paulo em ampliar o número de consumidores e a participação do gás na matriz energética paulista”, explica.

O projeto de ampliação da rede de distribuição até Catanduva foi anunciado em 2016 e realizado em duas etapas. A primeira foi a construção da rede local, modalidade desenvolvida pela GasBrasiliano e regulamentada pela Arsesp que possibilitou antecipar para março de 2018 a disponibilização do recurso energético às indústrias da cidade. A segunda foi a construção de mais de 55 quilômetros de rede para interligar a rede local ao gasoduto principal. Ao todo, o projeto contemplou o investimento de R$ 40 milhões e a construção de mais de 70 quilômetros de rede de distribuição de gás natural.

Divulgação

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13