Energia elétrica

Com desempenho das usinas eólicas em 39%, consumo de energia em dezembro é de 1,3%

Redação/Assessoria CCEE
06/01/2017 21:19
Com desempenho das usinas eólicas em 39%, consumo de energia em dezembro é de 1,3% Imagem: Divulgação Visualizações: 219

Dados preliminares de medição coletados entre os dias 1º e 31 de dezembro de 2016 indicam aumento de 1,3% no consumo e queda de 0,6% na geração de energia elétrica no país, na comparação com o período de 3 de dezembro de 2015 a 2 de janeiro do ano passado. As informações constam na mais recente edição do boletim InfoMercado Semanal Dinâmico, da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, que traz dados de geração e consumo de energia, além da posição contratual líquida atual dos consumidores livres e especiais.

Em dezembro, o consumo de energia no SIN alcançou 60.408 MW médios com aumento de 21,5% no Ambiente de Contratação Livre – ACL, no qual consumidores compram energia diretamente dos fornecedores, índice impactado pela migração de clientes cativos para o mercado livre. Sem o registro de novas cargas oriundas do mercado cativo, apresentaria crescimento de 1,2%. Já o mercado cativo – ACR, no qual os consumidores são atendidos pelas distribuidoras, registrou queda de 4,3%, sem o impacto desse movimento de migração, a redução seria de 0,3%.

Dentre os ramos da indústria avaliados pela CCEE, incluindo dados de autoprodutores, varejistas, consumidores livres e especiais, os setores de comércio (+114,2%), serviços (72,7%) e alimentício (68,8%) registraram aumento no consumo de energia elétrica no período, índices com influência da migração dos consumidores para o mercado livre.

Já a análise do desempenho da geração indica a entrega de 61.887 MW médios de energia ao Sistema Interligado Nacional – SIN em dezembro. Houve aumento de 39% na produção das usinas eólicas, enquanto a geração térmica caiu 35,2% no período. As usinas hidráulicas, incluindo as Pequenas Centrais Hidrelétricas, registraram incremento de 8,1% na produção de energia com representatividade de 78% da fonte sobre toda energia produzida no país. O índice é 6,2 pontos percentuais superior ao registrado em dezembro de 2015.

O InfoMercado Semanal também apresenta estimativa de que as usinas hidrelétricas integrantes do Mecanismo de Realocação de Energia – MRE gerem, em dezembro, o equivalente a 96,3% de suas garantias físicas, ou 47.448 MW médios em energia elétrica. Para fins de repactuação do risco hidrológico, este percentual foi de 90%.

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19