Inovação

CNPq apoia Sebrae no projeto Agentes Locais de Inovação

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com apoio do CNPq, irá lançar Edital no valor estimado de R$ 42,9 milhões. A idéia é selecionar novos talentos e profissionais recém formados (de zero a três anos de formado) para atuarem como Agentes Locais de Inovação

Redação
14/12/2010 11:56
Visualizações: 229
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com apoio do CNPq, irá lançar Edital  no valor estimado de R$ 42,9 milhões. A idéia é selecionar novos talentos e profissionais recém formados (de zero a três anos de formado) para atuarem como Agentes Locais de Inovação (ALI). Estes agentes, selecionados e capacitados pelo Sebrae, terão por objetivo acompanhar pelo período de 24 meses empresas de um mesmo segmento empresarial, localizadas em um mesmo território urbano.


Os Agentes Locais de Inovação, contratados como bolsistas pelo CNPq, terão um papel fundamental, pois vão atuar em conjunto com os empresários, levando soluções inovadoras para promover assim maior desenvolvimento e competitividade das micro e pequenas empresas na região e segmento em que irão atuar. Os Agentes buscarão aumentar a competitividade das empresas, por meio da difusão de informações sobre inovação; tecnologia e aplicação de soluções Sebrae, parceiros e mercado, de acordo com as características de cada negócio.


O Processo seletivo será composto por quatro etapas: na primeira fase uma comissão irá analisar os currículos dos candidatos, tendo esta caráter eliminatório; na segunda, haverá uma avaliação dos Conhecimentos; a terceira etapa será composta por provas situacionais, com dinâmicas de grupo; e a quarta e última fase serão realizadas entrevistas.


Após estás etapas serão convocados para participar do programa de formação do Sebrae os candidatos que obtiveram melhores resultados. Este programa se inicia com uma capacitação técnica preparatória de caráter seletivo, focada no desenvolvimento de competências integrando as dimensões do conhecimento humano.


Durante o curso, os selecionados serão avaliados e a depender do desempenho serão classificados e contratados os primeiros colocados, ficando os demais em um cadastro reserva. Candidatos não aprovados no período de capacitação serão automaticamente desligados do Programa. O resultado do processo seletivo será por meio de lista nominal, constando a classificação final de todos os candidatos, e estará disponível no site da empresa responsável pelo Processo Seletivo, em endereço eletrônico previamente informados e em prazo determinado.


A contratação e administração do contrato de bolsistas serão de responsabilidade do CNPq que, por meio de processo de validação dos candidatos, efetuada pelo Coordenador Nacional do Programa, indicará os bolsistas ao CNPq. Os candidatos selecionados e contratados irão trabalhar nas regiões previamente definidas de acordo com o Programa.


Os selecionados serão contratados como bolsistas pelo CNPq, na modalidade de bolsas de Fomento Tecnológico e Extensão Inovadora (EXP). Estas bolsas são destinadas à formação e capacitação de recursos humanos e à agregação de especialistas que contribuam para a execução de projetos de pesquisa ou desenvolvimento tecnológico, assim como atividades de extensão inovadora e transferência de tecnologia.
 


Durante o período em que atuarem como Agentes Locais de Inovação, os profissionais deverão realizar as seguintes atribuições: realizar visitas e diagnósticos; elaborar relatórios, buscar informações que subsidiem o atendimento a empresa, prospectar fontes de recursos e de apoio para atendimento às empresas, interagir com os interlocutores que tenham interface com o segmento empresarial atendido; Contribuir para elaboração e acompanhar o plano de trabalho da empresa atendida; Orientar a empresa atendida na elaboração de projetos de inovação; Participar de reuniões de acompanhamento, dentre outras atividades que serão especificadas no Edital.
 
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19