Longo Prazo

CNI apóia redução de taxa de juros, mas cobra maior acesso ao crédito

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) considerou positiva a redução da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) para o menor nível da história, mas fez cobranças em relação ao crédito e à carga tributária, para que o país possa encontrar uma trajetória de crescimento expressivo.

Agência Brasil
22/12/2006 02:00
Visualizações: 48

Na quinta-feira, o Conselho Monetário Nacional (CMN) reduziu de 6,85% para 6,5% ao ano a TJLP, que serve de referência para os financiamentos concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Esse é o menor percentual desde a criação da taxa, em 1994.

Em comunicado, a CNI avaliou que a nova taxa aumenta a competitividade das empresas nacionais: “A redução no custo do capital é essencial para estimular o investimento produtivo, única maneira de crescer de forma mais expressiva”.

A entidade ainda reivindica, na nota, mais medidas para que o aumento da produção no país ocorra de forma consistente, como a queda no spread bancários – diferença entre o custo para captar recursos e o do empréstimo. E afirma que os juros dos bancos precisam acompanhar a queda nas taxas oficiais, para que “os custos dos financiamentos sejam compatíveis com a realidade dos projetos”.

Em relação à cobrança de facilidade de acesso ao crédito, a CNI afirma que as empresas de pequeno e médio porte não conseguem obter crédito do BNDES e precisam recorrer a agentes financeiros intermediários.

O país, segundo a entidade, precisa eliminar outros fatores que representam entrave para o crescimento econômico. Entre esses fatores, o texto cita a carga tributária em torno de 37% do Produto Interno Bruto (PIB, a soma das riquezas produzidas no país), a burocracia, as incertezas jurídicas e a falta de marcos regulatórios para investimentos privados.


“Solucionar essas questões é, na visão da CNI, o caminho para garantir o crescimento sustentável do país”, finaliza a nota.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19