Energia

Chuvas fazem reservatórios atingirem níveis recordes

Jornal do Commercio
08/01/2010 11:08
Visualizações: 151
Se as fortes chuvas que vêm atingindo as regiões Sul e Sudeste do País acarretam uma série de problemas, por outro deve garantir uma maior segurança energética devido ao alto nível dos reservatórios, segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Em dezembro, 72,57% da capacidade total dos reservatórios da região estavam ocupados, maior nível verificado nos últimos dez anos. Se comparado a igual período em 2008, os reservatórios estão com volume armazenado 30% superior.


O maior nível registrado para o mês de dezembro, nos últimos anos, havia sido verificado em 2005. No final daquele ano, 67,13% dos reservatórios estavam preenchidos, nível próximo ao constatado em dezembro de 2004, quando 64,70% estavam ocupados.


O desempenho dos reservatórios indica que 2010, do ponto de vista do abastecimento de energia, deverá ser um ano sem sobressaltos. O risco de desabastecimento está descartado, e aliado a isso, os reservatórios mais cheios apontam para um menor acionamento das usinas termelétricas, cujo custo de produção é mais elevado. Logo, a produção de energia mais cara acaba sendo repassado para o consumidor, nas contas de luz.


Ao longo dos últimos anos, o menor nível de ocupação dos reservatórios do sistema Sudeste/Centro-Oeste foi observado em dezembro de 2000. Naquele ano, apenas 28,52% dos reservatórios estavam preenchidos com água, volume 154% inferior ao observado no final de 2009.


Na Região Sul, que chegou a viver certo período de estiagem em meados de 2009, os reservatórios estão preenchidos praticamente na totalidade. Pelos dados de dezembro do ano passado, 97,15% dos reservatórios estavam ocupados, volume 30% superior ao que era observado em dezembro de 2008.


O nível de dezembro de 2009 é praticamente o mesmo notado em igual mês em 2002, quando o volume d"água ocupava 97,27% dos reservatórios do Sul.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.