Energia elétrica

Chinesa Three Gorges compra usinas da Duke e vira vice-líder em geração no Brasil

Reuters - 10/10/2016
10/10/2016 19:19
Visualizações: 172

A elétrica chinesa Three Gorges Corporation fechou contrato comprar por cerca de 1,2 bilhão de dólares os ativos da norte-americana Duke Energy no Brasil, que incluem cerca de 2 gigawatts em hidrelétricas no Estado de São Paulo, informou a Duke Energy nesta segunda-feira.

Com a conclusão da transação, os chineses irão ultrapassar a francesa Engie, tornando-se a segunda maior holding de geração do Brasil, atrás apenas da estatal federal Eletrobras.

O negócio bilionário também mostra o forte interesse dos chineses pelo setor elétrico brasileiro, onde a State Grid fechou no último mês a compra da líder privada de mercado, CPFL Energia, que pode envolver mais de 25 bilhões de reais.

Já a Duke Energy, que pretende focar sua atuação no mercado regulado dos Estados Unidos, segue em busca de compradores para o restante de seus ativos na América Latina, que inicialmente seriam vendidos junto com a unidade brasileira.

"Estamos em meio ao processo de negociação da venda dos nossos demais ativos nas Américas Central e do Sul e esperamos fazer mais um anúncio em breve", disse em nota o presidente executivo da Duke Energy, Lynn Good.

Em nota, a China Three Gorges destacou que a conclusão da aquisição levará a companhia a um total de 8,1 gigawatts em capacidade instalada no Brasil.

O parque gerador da elétrica chinesa ultrapassaria com isso os 7,3 gigawatts da Engie e os 6,2 gigawatts da Petrobras, o que coloca a companhia atrás apenas de Chesf, Furnas e Eletronorte, todas elas subsidiárias da Eletrobras, de acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

"Esta transação é mais um passo importante para consolidar nossa estratégia de ser uma empresa de energia limpa relevante no Brasil. Estamos satisfeitos com a qualidade desses ativos", afirmou o presidente executivo da China Three Gorges no Brasil, Li Yinsheng.

Detalhes

O negócio com a Three Gorges pelas usinas no Brasil envolve cerca de 10,80 dólares por ação, valor a ser ajustado na data de fechamento da transação de acordo com o capital de giro líquido e o endividamento da companhia, além do resultado de uma ação judicial. Além do valor pago em dinheiro, a Three Gorges irá assumir dívidas.

Segundo a Duke Energy, a transação envolverá ainda a realização de uma oferta pública de aquisição (OPA) para que a Three Gorges compre as ações da Duke em circulação no mercado brasileiro.

A aquisição também está sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da Aneel.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19