Internacional

China pode se tornar maior mercado exportador da UE, diz embaixador

Agência Estado
06/02/2012 19:24
Visualizações: 47
O embaixador da União Europeia para a China, Markus Ederer, disse hoje segunda-feira (6), que o país asiático pode se tornar o maior mercado exportador para o bloco este ano, superando os EUA. Os comentários foram feitos após o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, afirmar que o país está estudando um envolvimento maior nos fundos de resgate da zona do euro, alegando que a estabilidade na Europa é essencial para Pequim.

"Existem indícios de que em 2012 a China pode se tornar o maior mercado exportador da Europa", afirmou Ederer. "As exportações europeias estão crescendo em um ritmo maior do que as importações de produtos chineses", acrescentou, explicando que sua previsão é baseada nas atuais tendências de comércio.

A UE é o maior mercado de exportação da China há muito tempo, mas Pequim cada vez mais está tentando reduzir sua dependência das exportações e se focar mais na demanda interna, o que pode levar a um aumento nas importações.

Após conversas com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, na semana passada, o premiê chinês afirmou que o país estava "investigando e avaliando" maneiras de se envolver mais profundamente no combate à crise da dívida na Europa. Depois, durante uma visita a um centro industrial na província de Cantão, ele disse a empresários locais que a Europa é importante para a China.

"Ajudar a estabilidade nos mercados europeus é na verdade uma forma de ajudar a nós mesmos", comentou Wen.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19