Internacional

China faz oferta para comprar 5% da Saudi Aramco

Reuters, 16/10/2017
16/10/2017 18:56
Visualizações: 204

A China está fazendo uma oferta para comprar até 5 por cento da Saudi Aramco diretamente, disseram fontes, uma manobra que poderia dar à Arábia Saudita flexibilidade para considerar diversas opções para seu plano de colocar o maior produtor mundial de petróleo no mercado de ações.

As petroleiras estatais chinesas PetroChina e Sinopec escreveram à Saudi Aramco nas últimas semanas para expressar interesse em um acordo direto, disseram fontes da indústria à Reuters. As companhias são parte de um consórcio estatal que inclui o fundo soberano da China, dizem fontes.

O príncipe herdeiro do Reino da Arábia Saudita Mohammed bin Salman disse no ano passado que o reino estava considerando listar cerca de 5 por cento da Aramco em 2018 em um acordo que poderia arrecadar 100 bilhões de dólares, se a companhia for avaliada em 2 trilhões de dólares como é esperado.

“Os chineses querem assegurar oferta de petróleo”, disse uma das fontes da indústria. “Eles estão esperando levar todo os 5 por cento, ou até mais, sozinhos.”

A PetroChina e a Sinopec não quiseram comentar.

A oferta pública inicial (IPO) da Saudi Aramco é a peça central de um plano de reforma econômica para diversificar a economia saudita para além do petróleo e iria fornecer um reforço bem-vindo ao orçamento do reino, que tem sido afetado pelos baixos preços do petróleo.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13