Internacional

Chávez quer PDVSA fora do refino nos EUA

Bloomberg e DowJones
03/02/2005 02:00
Visualizações: 132

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, pretende vender as oito refinarias controladas pela estatal do petróleo PDVSA nos EUA. A intenção é diminuir sua dpendência do mercado americano. Da produção venezuelana, 50% são comprados pelos EUA.
As refinarias respondem por 15% de todo o refino nos EUA. "Nenhum venezuelano trabalha lá e estamos subsidiando o sr. Bush. Elas não nos dão um centavo de lucro, não pagam imposttos para a Venezuela. É imperialismo econômico", disse Chávez, nesta quarta-feira (02/02), em Buenos Aires.
A Citgo, subsidiária da PDVSA que controla as refinarias perde US$ 500 milhões por ano. Esta seria uma boa hora para vendê-las, já que o refino nos EUA está alto. Mas elas são planejadas para operar com o petróleo pesado venezuelano e certamente os compradores exigiriam garantia de continuidade no fornecimento. Chávez que diversificar as vendas de óleo venezuelano e já assinou contrato com a China. "Estamos seramente preocupados", disse o porta-voz da Casa Blanca, Scott McClellan.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20