Energia

Cemig acerta detalhes para a compra da Light

Folha de S.Paulo
07/10/2009 13:11
Visualizações: 37
A estatal mineira Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) informou que está em entendimentos finais para ampliar sua participação e se tornar a majoritária no controle da companhia de energia Light. A empresa disse haver expectativa de finalizar a negociação ainda neste mês.
 
A Cemig já possui 25% do capital social do consórcio RME, controlador da Light desde 2006, com 52,25% do capital. A estatal mineira negocia a compra das quotas que cabem à Andrade Gutierrez e à Pactual Energia no consórcio. Assim, passaria a ser majoritária no grupo controlador.

“Existe a intenção das partes em não alongar mais isso”, disse Marco Antônio Rodrigues da Cunha, diretor de gestão empresarial da Cemig.

Cunha disse que falta apenas acertar o preço. Estimativas de mercado apontam que o negócio deve se situar próximo a R$ 1,4 bilhão, mas o diretor da estatal não citou valores.

Assumir o controle da Light, holding que tem 3,8 milhões de consumidores no Rio de Janeiro e detém 855 MW de capacidade instalada em usinas hidrelétricas, é uma decisão já tomada na Cemig, independentemente de isso acontecer com um eventual sócio.

Ao mesmo tempo em que negocia a venda na Light, a Andrade Gutierrez tenta comprar parte do controle da Cemig que está sob o comando da americana AES (32,96%).

No governo Aécio Neves (PSDB), a Cemig vem ampliando sua atuação no país e diz estar aberta a novos negócios.

Neste ano, a estatal mineira comprou por R$ 2,2 bilhões a Terna Participações, braço brasileiro da estatal italiana Terna SpA. Ontem, na Itália, o governador acertou a transferência dos ativos da Terna para a estatal mineira.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19