Indústria Naval

Celso Furtado é lançado em mar fluminense hoje

Acaba de ser batizado e lançado ao mar na tarde desta quinta-feira (24), no Rio, o navio Celso Furtado, primeiro navio construído no estado do Rio para o Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef), da Transpetro. A embarcação é para transporte de derivados claros de petróleo e te

Redação
24/06/2010 16:40
Celso Furtado é lançado em mar fluminense hoje Visualizações: 92

Acaba de ser batizado e lançado ao mar na tarde desta quinta-feira (24), no Rio, o navio Celso Furtado, primeiro navio construído no estado do Rio para o Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef), da Transpetro. O batimento de quilha do segundo dos quatro navios de produtos encomendados no Estaleiro Mauá pelo Promef, simbolizando o início da montagem da embarcação também foi realizado hoje.

 

Estiveram presentes na cerimônia de lançamento diversas autoridades da equipe da Transpetro, do setor, do município de Niterói e do Estado do Rio de Janeiro.

 

O navio foi batizado com o nome de Celso Furtado, em homenagem ao economista que participou da criação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e lançou os fundamentos do mais recente ciclo de crescimento do país. A madrinha da embarcação foi a colaboradora da Petrobras e trabalhadora da área naval, Giovana da Silva Moares.

 

O presidente da Transpetro, Sérgio Machado, lembrou em todo o país, a construção dos 49 novos navios da empresa vai gerar cerca de 200 mil empregos diretos e indiretos. Do total previsto, já foram licitadas 46 embarcações, com 38 contratadas. Os últimos três navios do programa estão em fase final de licitação.

 

Segundo Ariovaldo Rocha, presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Construção e Reparo Naval e Offshore (Sinaval), durante a cerimônia, este lançamento é o marco da retomada da construção de grandes navios em Niterói.

 

De acordo com ele, o país realmente reativou a indústria naval com força total. "O número de navios construídos em nossos estaleiros já demonstra a força da nossa retomada no setor. Sem contar com o alto desempenho de nossos navios que andam nos surpreendendo", apontou Rocha.

 

Características do navio Celso Furtado:

- embarcação para transporte de derivados claros de petróleo
- capacidade para 48,3 mil toneladas de porte bruto
- 183 metros de comprimento

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19