Gás natural

CEG investe R$ 16 mi em expansão da rede em Petrópolis

Diário de Petrópolis, 10/12/2018
10/12/2018 20:11
Visualizações: 259

Petrópolis foi, em 2006, a primeira cidade da Região Serrana a receber a instalação de gasodutos da CEG-Rio, empresa da Gás Natural Fenosa Brasil, responsável por abastecer o estado com gás encanado. Desde então, mais de seis mil pontos já foram instalados na cidade, entre residências, estabelecimentos comerciais, indústrias e postos de Gás Natural Veicular (GNV). Em 2017, foi iniciada uma expansão na rede, pela Estrada União e Indústria, abrangendo os bairros de Corrêas, Nogueira, Itaipava e Pedro do Rio.

A instalação de gás encanado na cidade vem aumentando gradativamente. Em estabelecimentos comerciais, o aumento foi de 40% entre janeiro de 2017 e dezembro deste ano. Já em residências, o número cresceu 18%, e, em indústrias, o crescimento foi de 26%.

O aumento não foi registrado apenas em Petrópolis. Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), o número de consumidores de gás natural cresceu 7,3% entre 2017 e 2018, chegando a mais de 3,3 milhões de clientes.

O consumo de gás natural no país aumentou cerca de 9% no primeiro trimestre de 2018, quando comparado ao mesmo período de 2017. No segmento residencial, o índice subiu 19,6%, enquanto no comercial o aumento foi de 9,3%.

O gasoduto que abastece o Centro da cidade e arredores vem do Rio de Janeiro, e chega à cidade pelo Bingen. Os canos seguem o percurso das ruas, e a própria empresa liga as residências e estabelecimentos à rede, de acordo com a demanda.

No ano passado, foi iniciado o trabalho de extensão na rede na Estrada União e Indústria, um investimento de cerca de R$ 16 milhões realizado pela CEG, que beneficiou os bairros de Corrêas, Nogueira, Itaipava e Pedro do Rio. Segundo a empresa, está previsto que a obra tenha fim no segundo trimestre de 2019. Até o momento, 18,5 km do gasoduto foram instalados.

Em 2015, foi finalizada a estação de descompressão em Itaipava, graças a um acordo entre a CEG e a administração municipal. Localizada em Bonsucesso, a estação bombeia gás para a região.

Antes da instalação, o gás chegava aos pontos de abastecimento da região de caminhão, saindo de uma estação em Guapimirim e seguindo pela BR-040, até chegar à Itaipava. Com o gasoduto, o serviço se torna mais rápido e mais barato.

Segundo a empresa, não há previsão de instalação da rede em outras localidades, pois a expansão está relacionada à procura pelo gás que é oferecido comercialmente na região.

Atualmente, a CEG possui 6.346 clientes em Petrópolis. Deste montante, 6.235 são residências, 84 são estabelecimentos comerciais, 15 indústrias e 12 postos de GNV.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19