Energia

Carvão será a principal fonte energética no mundo até 2050

Jornal do Commercio
01/12/2011 13:56
Visualizações: 154
Durante palestra no Encontro Energia 2050, promovida ontem (30) pela Shell na faculdade de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), o responsável pelas relações governamentais da Shell Brasil, Tiago de Moraes Vicente, destacou que o carvão será a fonte predominante de produção de energia primária no planeta. De acordo com previsões, apesar do aumento de gerações renováveis, como a solar e a eólica, entre 2000 e 2050 a produção do mineral dobrará, superando o petróleo dentro da matriz energética mundial.

O insumo saltará de um consumo de 97 exajoule (EJ) registrado em 2000, para algo entre 208 EJ e 263 EJ, em 2050. A elevação do uso do carvão será ocasionada pelo crescimento da população mundial que chegará a cerca de 9 bilhões de pessoas, aumentando, por consequência, a demanda de energia.

A expansão do carvão será favorecida pelas crescentes preocupações energéticas. As forças políticas e de mercado favorecem o desenvolvimento do mineral como uma opção energética de baixo custo, apesar dos seus impactos ambientais.

Tiago de Moraes destacou que o carvão é abundante em algumas regiões do planeta como, por exemplo, a Ásia. "Por isso, ele deve subir na matriz energética devido aos crescimentos futuros da Índia e da China", projeta. No entanto, ele não acredita que esse combustível fóssil tenha um incremento expressivo no Brasil.

Mesmo com o avanço do carvão mineral, Vicente diz que as emissões de CO2 poderão diminuir futuramente com o aprimoramento da tecnologia, medidas de captura e sequestro do dióxido de carbono e iniciativas de eficientização energética. Além disso, se somadas, as fontes eólicas, solar, biomassa (matéria orgânica) e outras renováveis, produzirão mais energia do que o carvão.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19