Energia

Carga cresce 7,5% em novembro

Jornal do Commercio
04/12/2009 12:19
Visualizações: 117
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) registrou alta de 7,5% na carga de energia em novembro de 2009 na comparação com igual mês de 2008, para 56,274 mil megawatts (MW) médios. Esse volume é o mais elevado dos últimos dois anos. Em relação a outubro de 2009, a expansão foi de 4,6%.
 
 
"A taxa de crescimento da carga do mês de novembro em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando foram observados os primeiros reflexos da crise na carga de energia, consolida a retomada do crescimento da produção industrial", informou o operador, em boletim. Os dados são preliminares. A carga é o consumo de energia mais as perdas do sistema.


Apesar da recuperação, o ONS apurou uma ligeira retração de 0,2% na carga no acumulado de janeiro a novembro de 2009 ante igual intervalo de 2008. No acumulado de 12 meses encerrados em novembro deste ano, a carga de energia ainda apresenta queda de 0,5%. De acordo com o ONS, o forte consumo no mês passado foi puxado pela demanda interna das famílias (residencial e comercial), que se intensificou "com a ocorrência de temperaturas acima da média para essa época do ano". A incorporação de 400 MW médios do Acre e Rondônia ao Sistema Interligado Nacional (SIN) contribuiu com 0,8 ponto percentual na taxa de crescimento.



regiões. Entre as regiões do País, o ONS registrou crescimento de 9,7% na carga no Sudeste/Centro-Oeste em novembro de 2009 ante igual mês do ano passado e expansão de 5,5% em relação a outubro.


Segundo o operador, essa alta está relacionada à recuperação da atividade econômica da região, já que o Sudeste concentra a maior parte das indústrias do País. Temperaturas mais altas e a incorporação da carga de Acre e Rondônia ao subsistema Sudeste/Centro-Oeste também contribuíram para a significativa expansão da carga de energia no mês passado.


No Sul, a expansão da carga foi de 7,3% em novembro passado, em relação a igual mês de 2008 e de 6,5% na comparação com outubro deste ano.


A região foi influenciada pelo crescimento do consumo residencial e comercial, em função da ocorrência de altas temperaturas e da retomada da produção industrial de alguns setores voltados ao mercado interno. No Nordeste, o aumento da carga entre novembro de 2008 e o mês passado foi de 2,9%, segundo o operador.



retração. A Região Norte foi a única que registrou retração na carga na comparação com novembro de 2008, de 0,7%. A dinâmica do mercado foi afetada porque os grandes consumidores eletrointensivos ligados à rede básica "vêm apresentando consumos inferiores ao do mesmo período do ano anterior". Esses clientes participam com 52% do total da carga da região e têm grande parte da produção direcionada ao atendimento do mercado externo.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13