Gás natural

Campo de Manati é inaugurado

Com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na sexta-feira a Petrobras inaugurou o campo de produção do Projeto Manati, na Bahia, uma das apostas da empresa para garantir o abastecimento de gás natural à Bahia e a parte do Nordeste.

Da redação
07/02/2007 02:00
Visualizações: 114
A estação de tratamento do gás recebido do Campo de Manati está instalada no município de São Francisco do Conde, no Recôncavo Baiano. Ela recebe o gás através de um gasoduto de interligação com a plataforma marítima de extração, localizada a 10km da costa, na Bacia de Camamu. Responsável por grande parte da execução do projeto, a GDK realizou obras de construção e montagem terrestre em 68km de extensão.
O gasoduto atravessa cinco municípios baianos: Valença, Salinas de Margarida (na Baía de Todos os Santos), São Francisco do Conde, Jaguaripe e Maragogipe. Foram ainda necessários 5 mil metros de obras especiais, que exigiram a travessia de rios e mangues. Para minimizar os riscos de agressão ao meio ambiente e vencer obstáculos com maior eficiência, a empresa utilizou o processo de Furo Direcional, já adotado em outros empreendimentos, com equipes e equipamentos próprios.
Na construção foram utilizados 1.859 toneladas de tubulação, 70 toneladas de estruturas metálicas, 65 mil metros de cabos elétricos e de instrumentação, e 27 mil metros de eletrodutos, entre outros itens. A planta DPP - fabricada no Texas em módulos, depois transportados em navios cargueiros até o Porto de Salvador - usada para a desidratação, por resfriamento, do gás natural que sai dos campos de produção, foi dimensionada para processar, em sua capacidade máxima, 6 milhões de m³/dia de gás e 250 m³/dia de líquido associado.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13