Pré-Sal

Cabral confia em veto do presidente à emenda sobre royalties do pré-sal

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, disse hoje (2) que confia no compromisso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de vetar a emenda que divide igualmente entre os estados os royalties do petróleo da camada pré-sal. Na madrugada de hoje (2), a Câmara dos Deputados aprovou o projeto

Agência Brasil
02/12/2010 18:28
Visualizações: 167
O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, disse hoje (2) que confia no compromisso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de vetar a emenda que divide igualmente entre os estados os royalties do petróleo da camada pré-sal. Na madrugada de hoje (2), a Câmara dos Deputados aprovou o projeto, que pode ocasionar perdas para os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.


De acordo com Cabral, atualmente, o Rio de Janeiro tem 60% de suas receitas em participação especial e 40% em royalties do petróleo que produz. Segundo ele, o novo modelo de partilha, aprovado hoje pela Câmara dos Deputados, acaba com a participação especial. “A princípio”, disse Cabral, “acabam os 60% de entradas de receita no estado e ficam só os 40%.”


O governador disse que o acordo feito com o governo federal era de redesenhar o percentual dos royalties de tal maneira que todos os estados recebessem e o percentual do Rio aumentasse de forma que compense a perda da participação especial. “Como vai aumentar o volume de produção, o Rio, infelizmente, não ganha, mas deixa de perder. Esse era o acordo, bom para todos os lados”, disse Cabral.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19