Rio Oil&Gas

Brasil tem pouco gás, diz ministra

Não há gás", disse a ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, durante sua conferência de encerramento do primeiro dia da Rio Oil&Gas, nesta segunda-feira (04/10). A ministra se referia à discussão sobre a exportação do gás natural descoberto no Brasil. "Em um futuro próximo a demanda p


05/10/2004 03:00
Visualizações: 21

"Não há gás", disse a ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, durante sua conferência de encerramento do primeiro dia da Rio Oil&Gas, nesta segunda-feira (04/10). A ministra se referia à discussão sobre a exportação do gás natural descoberto no Brasil. "Em um futuro próximo a demanda petroquímica, industrial e automotiva vai crescer e temos ainda pouco gás, por isso vamos antecipar a produção na Bacia de Santos", afirmou Dilma, que considera que o Brasil tem uma grande demanda reprimida e pouco gás para atendê-la.
O plano de desenvolvimento de exploração de gás natural prevê investimento de US$ 1 bilhão até 2008 para antecipar a produção da Bacia de Santos para 2009. As reservas provadas de gás natural do Brasil são de 245,3 bilhões de m³, em dados de 2003, e a perspectiva de demanda para 2010 é de 117 milhões de m³ por dia. Com esta relação entre reserva e demanda, o gás natural brasileiro seria consumido em aproximadamente seis anos, segundo cálculos da TN Petróleo. 
Comparando com outros países, o País ainda está iniciando sua trajetória para inserir o gás natural na matriz energética. A ministra afirmou que além da criação de um mercado consumidor, o gás natural ainda necessita de leis que regulamentem sua utilização, importação e, se for viável, exportação.   

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19