Energia solar

Brasil recebe evento internacional para discutir o mercado de energia solar

Intersolar South America receberá empresas e profissionais do setor de energia solar, além de milhares de usuários, para debater tendências, realizar negócios e trocar conhecimento.

Assessoria/Redação
06/06/2016 19:35
Visualizações: 265

O Brasil tem se consolidado nos últimos anos como uma das principais potências em energia solar na América Latina. Leilões Federais dedicados exclusivamente a esta fonte, somados à vocação natural do país para explorar este recurso - dada a sua localização geográfica - e a necessidade de o país diversificar sua matriz energética, são ingredientes que devem impulsionar ainda mais o setor nos próximos períodos.

Para promover as tecnologias e aplicações da energia solar no país, será realizada a exposição e conferência Intersolar South America 2016, de 23 a 25 de agosto no Expo Center Norte, em São Paulo. A intersolar, que este ano completa 25 anos percorrendo o mundo para promover este mercado, receberá nesta sua 5ª edição sul-americana empresas, profissionais e usuários para debater tendências, realizar negócios e trocar conhecimentos sobre os desenvolvimentos tecnológicos desse mercado, métodos de produção eficientes, formação profissional na área, financiamento e planejamento de projetos, e apresentar soluções, entre outras atividades.

Para esta edição, são esperados mais de 100 expositores, nacionais e internacionais, que vão apresentar novas tecnologias em células e módulos fotovoltaicos de silício cristalino e de filmes finos, componentes de sistemas FV, tecnologias de baterias, rastreamento solar e sistemas de montagem, entre outras soluções.

De acordo com Mônica Carpenter, diretora da Aranda Eventos, empresa organizadora, a Intersolar South America é realizada em um momento oportuno, quando estão em pauta as melhorias estruturais que o país tanto necessita no campo da energia. “A Intersolar será o ambiente ideal para a discussão, por um lado, da expansão das grandes usinas solares no País e, por outro, da mudança de paradigma que representa o avanço da geração distribuída, em que o pequeno consumidor começa a abandonar sua condição passiva para produzir a própria eletricidade”, afirma a executiva.

Encontro Nacional de Instalações Elétricas – ENIE 2016

A edição deste ano da Intersolar South America será realizada de forma simultânea com o Encontro Nacional de Instalações Elétricas (ENIE), também nos dias 23 a 25 de maio. O evento, também composto por congresso e exposição, vai apresentar o que existe de mais avançado em tecnologia de instalações, equipamentos e sistemas elétricos prediais e industriais de média e baixa tensão e seus componentes, além de sistemas de iluminação interna, externa e pública. O evento reunirá projetistas, instaladores, construtoras, concessionárias de energia elétrica, fabricantes, distribuidores, consultores, prestadores de serviços, órgãos governamentais, institutos e instituições de ensino, usuários da indústria, do comércio e do terceiro setor.

Mercado de Energia Solar - Mesmo com Chile e México ainda liderando este mercado na América-Latina, o Brasil aparece como forte candidato a ser o principal protagonista do segmento no longo prazo. Para ratificar o bom momento do setor, o Brasil terá um novo leilão voltado à energia solar, o 1º Leilão de Reserva, marcado para julho – de acordo com anúncio feito pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Para esta edição, de acordo com a empresa, foram cadastrados 295 projetos que, juntos, irão ofertar 9.210 megawatts de potência instalada. Deste total, a Bahia se destaca com o maior número de empreendimentos cadastrados, com 61 unidades (1.593 MW). Em seguida vêm Piauí, com 42 projetos (1.430 MW), e São Paulo, com 44 projetos (1.328 MW). Outro Leilão deverá ocorrer em outubro. A projeção do Governo Federal é de que a capacidade brasileira deve chegar aos 110 GW em 2040.

Em 2015, o número de painéis fotovoltaicos instalados no Brasil cresceu substancialmente, em função do aumento nas tarifas de eletricidade, que sofreram incremento de até 50%. Outro ponto que cooperou para este avanço foram as mudanças na regulamentação, que permitiram aos consumidores implantarem sistemas fotovoltaicos em suas instalações e interligá-los à rede da distribuidora: gerando sua própria energia, eles podem até mesmo zerar sua conta de luz e ainda injetar energia excedente na rede, ficando com créditos para consumos futuros.

Em São Paulo, o Governo do Estado publicou em 2015 dois decretos que incentivam a mini e microgeração de energia elétrica solar e a produção de peças para a fabricação de módulos e outros produtos para energia fotovoltaica. Com esta medida, o Governo Paulista pretende atingir 69% de participação de fontes renováveis em sua matriz energética até 2020.

Já Minas Gerais figura como um dos estados que mais apresentam micro e miniusinas, geralmente instaladas nos telhados de residências e comércios. Além destes estados, Ceará, Pernambuco, Paraíba, Paraíba, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro, regiões privilegiadas por suas posições geográficas, com incidência de sol praticamente o ano todo, também se movimentam para disseminar a tecnologia.

Mercado de trabalho

Outro destaque da energia solar é seu enorme potencial de geração de empregos. De acordo com estimativas de especialistas do setor, nos próximos 15 anos poderão ser gerados cerca de quatro milhões de postos de trabalho no Brasil, com trabalhadores especializados na fabricação de componentes, além de projetistas, integradores, instaladores e profissionais de manutenção de sistemas fotovoltaicos. Outro vasto campo que se abre, portanto, é o de formação de mão-de-obra na área.

Sobre a Intersolar

Com eventos abrangendo quatro continentes, Intersolar é a série de exposições mais importantes do mundo para a indústria solar e seus parceiros. Ele une as pessoas e empresas de todo o mundo com o objetivo de aumentar a quota de energia solar no nosso abastecimento de energia.

Intersolar South America é a maior exposição e conferência para a indústria solar na América do Sul, e será realizada no Expo Center Norte, em São Paulo, Brasil.

A exposição e a conferência se concentram nas áreas de energia fotovoltaica, as tecnologias de produção PV, sistemas de armazenamento de energia e tecnologias solares térmicas. Desde que foi fundada, Intersolar tornou-se a plataforma da indústria mais importante para os fabricantes, fornecedores, distribuidores, prestadores de serviços e parceiros na indústria solar global.

Em 2015, 115 expositores e mais de 9.000 visitantes profissionais participaram da Intersolar South America. Foram 91 oradores e mais de 817 participantes, que discutiram temas atuais do setor e as condições tecnológicas, de mercado e desenvolvimentos políticos.

Com 25 anos de experiência, Intersolar tem a capacidade única de reunir membros da indústria de energia solar dos mercados mais influentes do mundo. As exposições e conferências Intersolar são realizadas em Munique, San Francisco, Mumbai, São Paulo, e, a partir de 2016, em Dubai. Estes eventos globais são complementados pela Cúpula Intersolar, que acontecem nos países emergentes e mercados em crescimento em todo o mundo.

 

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19