Biodiesel

Brasil produz e consome menos biodiesel em 2016

Assessoria Datagro/Redação
18/07/2016 17:34
Brasil produz e consome menos biodiesel em 2016  Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 259

No primeiro semestre deste de 2016, a produção nacional de biodiesel chegou aproximadamente 1,6 bilhão de litros, representando uma queda de 2,4% em relação ao mesmo período de 2015. Os dados são da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Na avaliação da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), esse resultado é reflexo da retração na atividade econômica do País, que é sentida de forma direta no consumo de combustíveis, especialmente o diesel B (mistura de diesel mineral e biodiesel), usado no transporte de cargas.

A região Centro%0Oeste respondeu por 44% de todo o biodiesel fabricado, seguida das regiões Sul (38%) e Nordeste (8%). De janeiro a maio deste ano, as importações de diesel fóssil recuaram aproximadamente 21% em comparação com 2016. Dessa forma, a participação do diesel importado no total de diesel vendido no Brasil caiu de 16%, em 2015, para 13%, em 2016.

Matérias primas

O óleo de soja respondeu, na média de janeiro a maio deste ano, por 78% de todo o biodiesel fabricado em território nacional, seguido das gorduras animais (18%), óleo de algodão (1%) e óleo de fritura usado (1%). Para atender a essa participação de 78%, foram destinadas, nesse período, cerca de 1,5 milhão de toneladas de óleo de soja para a produção de biodiesel, segundo estimativas da Abiove.

Preços de diesel e biodiesel

Na média do primeiro semestre, o preço do biodiesel pago às usinas ficou em R$ 2,47/litro, enquanto o diesel S%010 à refinaria custou R$ 2,11/litro.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20