Negócios

Brasfels será primeiro a assinar contrato de sondas com Petrobras

Folha de São Paulo
25/04/2012 15:37
Visualizações: 161
A Petrobras deverá assinar na primeira quinzena de maio com o estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis (RJ), do grupo Keppel FELS, de Cingapura, os primeiros contratos para a construção no Brasil de 28 sondas com capacidade para perfurar 3 mil metros de profundidade.

A informação é do gerente para Implementação de Unidade de Empreendimento de Unidade de Perfuração Marítima e de Construção Naval, Reginaldo Sarcinelli.

As sondas visam a exploração do pré-sal da bacia de Santos e fazem parte de um pacote licitado no ano passado e vencido pela Sete Brasil e a Ocean Rig. A Sete Brasil ficou responsável pela construção de 21 unidades - além de sete que havia conseguido no ano anterior - e a Ocean Rig por cinco.

As obras serão espalhadas pelos estaleiros brasileiros, alguns ainda virtuais.

Sarcinelli explicou que o Brasfels é o estaleiro que tem hoje mais condições de iniciar a construção das unidades e vai receber a encomenda de seis sondas.

O estaleiro Ecovix, da Engevix, no Rio Grande do Sul, também está em fase adiantada, disse Sarcinelli, sem saber quando será assinado o contrato para a construção de 3 sondas no local.

"Nossa expectativa é que consiga no transcorrer de maio assinar os contratos, estamos fazendo avaliação dos estaleiros individualmente para ver o nível de amadurecimento de cada um deles", explicou.

Já o EAS (Estaleiro Atlântico Sul), em Pernambuco, que está atrasado em quase dois anos para a entrega de um navio para a Transpetro (João Cândido), braço de transporte da Petrobras, ainda não tem previsão sobre a construção das sete sondas encomendadas em um primeiro pacote pela Petrobras.

"No caso do EAS, eles tem sete sondas de um contrato assinado em junho do ano passado e até agora não fizeram nada", disse o executivo.

Ele informou que o EAS, de propriedade da Camargo Corrêa e da Queiroz Galvão, que há dois meses desfizeram uma sociedade com a sul-coreana Samsung, conseguiu fechar uma parceria com a norueguesa LMG para fazer os projetos das sondas, mas ainda busca um parceiro tecnológico para substituir a sócia sul-coreano.

"Eles estão dentro do prazo de 48 meses que demos para todas as sondas, mas já perderam um ano, não dá para dizer hoje se terá atraso nessa entrega", avaliou o executivo.

Segundo Sarcinelli, a Petrobras não está negociando pedido de atraso com nenhum dos parceiros previstos para construção de suas sondas.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13