Biodiesel

Boas soluções garantem sustentabilidade e produtividade na cadeia do biodiesel

Redação/Assessoria
11/05/2017 19:48
Visualizações: 336

Como um combustível mais amigável ao meio ambiente, o biodiesel se tornou uma alternativa importante ao uso dos combustíveis fósseis obtidos a partir do petróleo. Além de atender aos requisitos de combustíveis de alta qualidade exigidos pelos fabricantes de motores, o biodiesel é considerado um combustível bastante promissor por ser produzido a partir de fontes renováveis, como óleos vegetais, trazendo segurança energética para o país, fomentando a geração de empregos e renda, entre outros benefícios.

O Brasil é um dos líderes em todo o mundo no uso de biocombustíveis, incluindo combustível para motores diesel contendo quantidade crescente de biodiesel e etanol - amplamente disponível no país. Além disso, alguns países como Brasil e Argentina já definiram o uso entre 8% e 10% do biodiesel misturado ao diesel de petróleo. A BASF garante para a América do Sul alguns insumos importantes para garantir a produtividade e principalmente a sustentabilidade na produção do biodiesel. Os produtos catalisadores, por exemplo, têm papel fundamental na cadeia de produção: sem eles a produção seria mais cara e difícil.

Há muitos anos a BASF fornece para essa cadeia o Metilato de Sódio, que é um catalisador geralmente presente em pequenas proporções e que serve como um acelerador na velocidade de reações químicas. No caso do biodiesel, sem a adição do Metilato de Sódio, a produção se tornaria inviável economicamente.

É um catalisador eficiente e confiável, fundamental para a obtenção de um biodiesel de qualidade e que permite altos rendimentos. Ao construir sua fábrica no Brasil, em 2012, a BASF trouxe a produção desse insumo essencial para a fabricação do biodiesel para perto dos clientes da América do Sul, facilitando a logística, reduzindo o transporte e consequentemente diminuindo as emissões de gases de efeito estufa.

Outra solução é o Lutropur MSA, um catalisador altamente eficiente, que pode ser usado como ativador de tecnologias de biocombustíveis de segunda geração. O produto é um ácido metanossulfônico puro, um ácido orgânico forte e inodoro com um perfil de propriedades único, que o distingue de todos os outros ácidos. Ele contribui para a sustentabilidade dessa cadeia porque tem rápida biodegradabilidade e baixo teor de carbono (TOC). É livre de cloro, menos corrosivo e de fácil manejo, trazendo rapidez e eficiência ao processo e eliminando efeitos secundários resultantes de outros tipos de ácidos.

A BASF também desenvolve aditivos que proporcionam um desempenho confiável em combustíveis que contêm biocombustíveis. O uso de aditivos garante um aumento de eficiência e promove vantagens tecnológicas, prevenindo falhas assegurando um melhor desempenho dos veículos.

Além disso, os aditivos também contribuem para o desenvolvimento sustentável dessa cadeia: com um motor mais limpo e um combustível mais eficaz, há uma redução de manutenção do veículo e uma maior economia de combustível. Isso contribui para uma utilização sustentável dos recursos e uma redução de emissões de CO2, gerando ganhos econômicos e ambientais.

O vídeo “Sustentabilidade - Vamos transformar a forma de produzir combustível” (www.youtube.com/watch?v=GrioHw0wTno) apresenta mais detalhes sobre essa cadeia produtiva.

 

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19