Negócios

BNDES vai financiar compra de participação na EDP pela Eletrobras

Valor Econômico
01/09/2011 13:42
Visualizações: 79
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai ser agente financiador da Eletrobras na tentativa de compra de participação na portuguesa EDP. A expectativa do presidente da estatal, José da Costa Carvalho Neto, é de que será adquirida uma participação de 20% do capital da portuguesa.

Inicialmente, a Eletrobras queria comprar uma participação de 5%, para ter direito a um assento no Conselho de Administração da companhia. Mas devido ao processo de privatização da EDP, agora a estatal brasiledira está interessada nem comprar todo o bloco acionário.

Os 20% da EDP devem ter num custo de cerca de dois bilhões de euros para a Eletrobras. Esses recursos não entrarão no Plano de Negócios da companhia, que devem somar R$ 13 bilhões em 2012, de acordo com o presidente.

“Vai ser uma operação à parte (do plano de investimentos) e nós estamos estudando como vai ser a estruturação financeira”, disse. De qualquer forma, ele disse ter mantido recentgemente reuniões periódicas com o BNDES para estruturar essa equação financeira e para desenhar o modelo de financiamento do banco de fomento.

A expectativa é de que o edital de venda de 25% da EDP - sendo que 5% já foram dados em garantia pelo governo portugês -  deverá ser publicado até o fim de setembro. O processo de compra deverá estar conluído até o ano que vem.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13