Escolha Sustentável

Biomassas alternativas para uma cerâmica "verde"

As indústrias do segmento da Cerâmica Vermelha estão substituindo, gradativamente, o combustível de seus fornos por alternativas ecologicamente sustentáveis. Através de ações da Associação Nacional da Indústria Cerâmica (Anicer) que visam preparar este setor para o século XXI, as empres

Redação
12/07/2010 12:45
Visualizações: 58
As indústrias do segmento da Cerâmica Vermelha - leia-se: tijolos, telhas, lajotas e tubos - estão substituindo, gradativamente, o combustível de seus fornos por alternativas ecologicamente sustentáveis.


Através de ações da Associação Nacional da Indústria Cerâmica (Anicer) que visam preparar este setor para o século XXI, as empresas vêm substituindo a lenha - nativa ou exótica -, óleo BPF ou gás, por resíduos de outras indústrias. Entre eles podemos destacar: serragem, caroço de açaí, palha de arroz, casca de coco e outras biomassas descartadas.


Assim, além de utilizar combustíveis que emitem menos gases-estufa e que não desmatam, a indústria cerâmica passa atuar eliminando resíduos de outros segmentos, passando a atuar como indústria limpadora do meio ambiente.  Vale lembrar que o volume de gases-estufa liberado na queima de biomassas têm impacto 21 vezes menor para o aquecimento atmosférico do que o metano liberado durante sua decomposição ao natural.


A redução das emissões de gases-estufa possibilitada pela adoção de biomassas alternativas tem permitido às empresas vender créditos de carbono no mercado internacional através do mecanismo de desenvolvimento Limpo (MDL). Os recursos obtidos nestas transações têm permitido que as empresas financiem a conversão de seus equipamentos para se tornarem cada vez mais sustentáveis. Este ciclo virtuoso vem ganhando escala no segmento cerâmico e poderá tornar a cerâmica vermelha uma importante aliada contra o aquecimento global.


Naturalmente eficiente
 
 
Produtos tidos como naturalmente eficientes, os blocos e telhas de cerâmica vermelha são 100% naturais. Seu processo de fabricação utiliza a argila como matéria-prima e nenhum componente agressivo ao meio ambiente. Para converter a matéria-prima no produto final utilizam-se os 4 elementos da natureza: terra - argila; água - misturada à argila para ser moldada, ar - para secar as peças; e fogo - para aumentar sua resistência. Este material tão antigo e tradicional é o favorito devido às suas propriedades únicas, como seu alto coeficiente de isolamento térmico e acústico - o maior entre os materiais de construção.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19