Combustíveis

Biodiesel mais caro eleva custos para distribuidoras e pode impactar diesel na bomba

Reuters, 21/06/2018
21/06/2018 13:22
Visualizações: 215

A reguladora ANP negociou um recorde de 1,01 bilhão de litros de biodiesel em seu 61º leilão, com preço médio 8,5 por cento acima do certame anterior, o que aumenta custos para as distribuidoras de combustíveis e pode complicar ainda mais a meta do governo de redução do preço do diesel nas bombas.

O preço médio foi de 2,631 reais por litro, sem considerar a margem Petrobras, e o valor total negociado atingiu o patamar de 2,65 bilhões de reais, refletindo um deságio médio de 14,32 por cento quando comparado com o preço máximo de referência médio.

O 61º Leilão da ANP visa garantir o abastecimento de biodiesel no mercado nacional durante o período de 1º de julho a 31 de agosto de 2018.

A elevação de 8,5 por cento no preço médio do diesel, segundo a Plural, associação que representa as distribuidoras no Brasil, deverá elevar em 0,85 por cento os custos das distribuidoras por litro do diesel, uma vez que o combustível vendido nos postos contém uma mistura de 10 por cento de biodiesel.

"Com quase 1 por cento de aumento no preço do diesel, que custa cerca de 2,40 reais o litro, o potencial impacto será de cerca de 0,02 real no custo —não no preço— por litro do diesel final", disse a Plural, em nota.

Um eventual repasse da elevação de custos das distribuidoras ao preço final nas bombas, o que dependerá da atuação comercial de cada agente da cadeia, poderá complicar ainda mais os planos do governo de cortar o preço do diesel aos consumidores finais em 46 centavos por litro, ante valores praticados em 21 de maio.

A meta foi resultado de negociações do governo federal para encerrar uma gigante greve dos caminhoneiros, que durou 11 dias em maio, desabasteceu diversos pontos do país e causou grandes impactos para a economia brasileira.

Para realizar o corte dos preços do combustível, o governo federal criou um programa de subsídios ao diesel fóssil, que congelou valores do combustível vendido nas refinarias e promete compensar a Petrobras e outras fornecedoras que aderirem ao plano de ressarcimentos de até 30 centavos por litro, dependendo das condições de mercado.

Para completar os 46 centavos, o governo reduziu também impostos federais. Como há ainda impactos do biodiesel, que não recebeu subsídios, o governo conta com uma redução de um preço de referência para cobranças de ICMS pelos Estados.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19