Empresas

Bateria SRX da Saft recebe aprovação da Vale

O produto será utilizado pela companhia para dar partida no motor das locomotivas que encontram-se em operação na EFC (Estrada de Ferro Carajás) que conecta os estados do Pará e do Maranhão. Uma das principais vantagens da SRX é a baixa necessidade de manutenção em relação às baterias ch

Redação
23/11/2011 12:49
Visualizações: 234
A Vale, segunda maior mineradora do mundo e a maior empresa privada da América Latina, acaba de homologar a bateria SRX da Saft, empresa líder mundial em projeto e fabricação de baterias de alta tecnologia para a indústria. O produto é utilizado pela companhia para dar partida no motor de locomotivas.

Foram fornecidas duas baterias modelo SRX1900P para testes de homologação e instaladas em locomotivas modelo Dash9 fabricadas pela GE, que encontram-se em operação na EFC (Estrada de Ferro Carajás) que conecta os estados do Pará e do Maranhão. As baterias utilizadas sofrem em condições extremas de operação, como altas temperaturas, portanto é necessário um produto mais robusto e confiável para esta aplicação. A SRX é uma bateria alcalina de níquel-cádmio de alta potência, desenvolvida para oferecer altas descargas de corrente em curta duração; pode fornecer picos de corrente de até cinco vezes a sua capacidade nominal em amperes-hora - o que a torna especialmente indicada para a partida instantânea de motores a diesel.

Uma das principais vantagens da SRX é a baixa necessidade de manutenção em relação às baterias chumbo-ácido, normalmente utilizadas no Brasil em aplicações desse tipo. Além disso, esta tecnologia da Saft pode atingir até 15 anos de vida útil em condições extremas de operação, além de ser 30% mais leve do que as baterias de chumbo.

A Saft é a única empresa que fornece baterias alcalinas para o mercado ferroviário no Brasil. Há um ano a empresa inaugurou escritório no país, e desde então, vem investindo na ampliação de suas ações, que envolvem a comercialização de produtos e o suporte técnico a clientes dos segmentos de ferrovias, telecomunicações, utilities, energias renováveis e petróleo.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19