Tecnologia

Barco fornece solução em 3D para Rede Galileu-Petrobras

A Barco, empresa líder mundial em tecnologia de imagens, foi escolhida para fornecer e integrar soluções de visualização 3D (estereoscopia) para o Laboratório Tanque de Provas Numérico da Universidade de São Paulo (USP), integrante da Rede Galileu. A companhia foi escolhida pela USP para for

Redação
23/09/2010 12:15
Visualizações: 262
A Barco, empresa líder mundial em tecnologia de imagens, foi escolhida para fornecer e integrar soluções de visualização 3D (estereoscopia) para o Laboratório Tanque de Provas Numérico da Universidade de São Paulo (USP), integrante da Rede Galileu. A Rede Galileu visa atender as futuras demandas computacionais geradas pela produção de petróleo em águas ultra profundas na camada Pré-Sal, tendo também como participantes a UFRJ, PUC-RJ, UFAL, entre outras.
 

A companhia foi selecionada pela USP para fornecer duas soluções completas de visualização para atender ao projeto, liderado pelo Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes). Para a Sala de Visualização 4D, a Barco forneceu e instalou uma Solução de Visualização 3D de última geração, baseado na tecnologia de projeção Ativo Infitec patenteada pela Barco, com 2 Projetores Barco Galaxy NW-12, que proporcionam melhor conforto visual.
 
 
Os projetores Barco com 3 Chips DLP, garantem maior qualidade de cores das imagem projetadas, e com 12.000 ansi-lúmens proporcionam um melhor conforto visual em imagens esterescópicas, comparados a outros tipos de soluções de estereocopia do mercado (Ativo & Passivo). Além disso, a solução Barco é baseada em um projetor por canal estéreo, o que possibilita menor custo de manutenção e aquisição.
 

Como parte do sistema Barco, também foi instalada uma tela de vidro de 7300mm x 2525mm com o software de colaboração Barco XDS Control Center Suite, com função picture-in-picture, ou seja, na sala de visualização poderá ser projetado 1 fonte estéreo e N fontes mono ao mesmo tempo sem perda de desempenho na visualização, aumentando o poder de decisão dos colaboradores da USP e Petrobras.
 

Nessa sala serão visualizados os resultados dos diversos simuladores da Rede Galileu, utilizados na análise de sistemas completos de produção para a camada Pré-Sal, desde os aspectos relacionados ao poço, como a sua perfurção e o escoamento do óleo, até o comportamento de plataformas e navios aliviadores.
 

Já a Sala de Vídeo Conferência com Colaboração, foi equipada com uma Solução de Visualização Barco & Video Conferência FullHD Tandberg, formada por 01 projetor Barco Sim5w, que também permitirá a colaboração remota de dados. Com essa solução Barco de Colaboração, será totalmente possível a compartilhação em tempo real de informações e dados discutidos entre a Petrobras e as universidades que fazem parte da rede Galileu.
 

Todos os alunos e colaboradores que fazem parte da Rede Galileu, terão acesso a qualquer uma das soluções de visualização Barco instalados na USP, via rede TCP/IP, para projetarem e compartilharem remotamente seus dados em tempo real entre todos os decisores.
 

Com essa ferramenta, a USP terá maior eficiência e rapidez nas tomadas de decisões, com diminuição dos custos com viagens entre as universidades e a Petrobras. Em combinação com o fornecimento dos equipamentos, a Barco e a USP, assinarão um contrato de parceria para o desenvolvimento de projetos para a indústria brasileira, visando a aprimoramento e o desenvolvimento do mercado em alto nível. Envolve-se ainda nessa parceria o treinamento dos alunos da Universidade de São Paulo nas fábricas da Barco, e a troca de experiências.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19