Setor naval

Barcaça pioneira na América Latina é construída no Brasil

O estaleiro Brasfels, antigo Verolme, faz, nesta terça-feira (31/08), o lançamento técnico de uma das quatro maiores barcaças existentes no mundo. A embarcação está sendo construída pelo Consórsio Fels Setal e Techinp (FSTP) e será utilizada na montagem das plataformas P-51 e P-52.

Redação
31/08/2004 03:00
Visualizações: 126

O estaleiro Brasfels, antigo Verolme, faz, nesta terça-feira (31/08), o lançamento técnico de uma das quatro maiores barcaças existentes no mundo. A embarcação está sendo construída pelo Consórsio Fels Setal e Techinp (FSTP) e será utilizada na montagem das plataformas P-51 e P-52 encomendadas ao estaleiro de Angra dos Reis. Segundo técnicos do Brasfels, a barcaça tem que ficar pronta o mais rápido possível já que a construção da P-52 está em andamento e da P-51 deverá ser iniciada em dezembro.
A barcaça oceânica, com dimensões 120 metros de comprimento, cerca de 34 mil toneladas de porte bruto e calado de 7,5 metros, é a pioneira na América Latina e foi batizada como Casco Pioneiro VIII-B 106.
O secretário estadual de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Wagner Victer, explica que para a montagem da parte superior da plataforma com o casco fultuante, o consórsio FSTP optou por afundar o casco, prosicionar a parte superior entre as colunas do casco apoiado sobre a barcaça. "Depois a barcaça sai e o conjunto fica flutuando", explica.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20