Sustentabilidade

Ban Ki-Moon: Itaipu é liderança mundial em sustentabilidade

Redação / Assessoria
26/02/2015 20:12
Ban Ki-Moon: Itaipu é liderança mundial em sustentabilidade Imagem: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional Visualizações: 433

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-Moon, afirmou nesta quinta-feira (26), durante visita à usina hidrelétrica de Itaipu, na fronteira do Brasil com o Paraguai, que a binacional tem papel de liderança no desafio de melhorar as condições socioambientais do planeta e de ajudar a milhões de pessoas que ainda não têm acesso à energia elétrica.

“A ONU está apoiando fortemente tudo o que vocês [de Itaipu] estão fazendo. A sua experiência, inovação e a sua visão devem ser compartilhadas e, mais importante, admiradas por outros países. Essa é nossa responsabilidade comum”, declarou o secretário-geral.

Ban Ki-Moon esteve na Itaipu como parte de uma visita oficial de dois dias ao Paraguai. Ele conheceu a usina acompanhado da mulher, Yoo Soon-Taek, e do ministro de Relações Exteriores do Paraguai, Aladio Loizaga – além de outras autoridades da ONU e do governo paraguaio.

Na binacional, o secretário-geral foi recebido pelos diretores-gerais Jorge Samek (Brasil) e James Spalding (Paraguai), e por toda a diretoria da empresa, de ambas as margens. O dirigente máximo da ONU também fez uma visita técnica pelo interior da usina e plantou uma muda de ipê-amarelo no Bosque dos Visitantes, ao lado do Mirante do Vertedouro da margem paraguaia.

Falando aos diretores de Itaipu, no Edifício de Produção, Ban Ki-Moon ressaltou que a sustentabilidade está no topo das preocupações da ONU – e que os projetos de Itaipu estão alinhados com esse processo de transformação da sociedade.

“Em 2012, na Rio+20, concordamos em construir um mundo melhor para todos, com dignidade para todos, em que ninguém é deixado para trás. É isso que sustentabilidade significa. Sustentabilidade econômica, ambiental e social. Essa é a nossa responsabilidade moral e política”, destacou. “E vocês [de Itaipu] são um bom exemplo. É um privilégio e eu me sinto agradecido por ter podido aprender mais com vocês.”

Ainda de acordo com o secretário-geral, é papel dos líderes contemporâneos entregar às futuras gerações um mundo melhor, especialmente no aspecto ambiental. “E vocês [de Itaipu] são líderes. Há um aspecto extremamente importante nisso: vocês estão contribuindo para um mundo mais sustentável. É incrível, para mim, compreender a força que está na água. Sem água e sem energia, não podemos ter um mundo melhor”, completou.

Ban Ki-Moon lembrou que a água e a energia são temas “centrais e transversais” da agenda da ONU – e citou como exemplo o programa Energia Sustentável para Todos, que tem como objetivo suprir toda população mundial com serviços modernos de energia até 2030.

Outro objetivo da ONU, segundo ele, é aumentar a eficiência energética e a participação das energias limpas e renováveis no mix mundial de fontes de abastecimento. “Vejo que no Paraguai essa participação é de 100% e, apesar de o Paraguai não ser um país rico, esse exemplo é muito encorajador”, citou.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19