Energia elétrica

Aumento de 0,4% no consumo de energia em janeiro

Desempenho de usinas eólicas (+115,8%) e hidráulicas (+7,8%) faz geração subir 2,1%.

Redação/Assessoria CCEE
13/01/2017 10:30
Visualizações: 174

Dados preliminares de medição coletados entre os dias 1º e 10 de janeiro indicam aumento de 0,4% no consumo e 2,1% na geração de energia elétrica no país, na comparação com o período de 3 a 12 de janeiro de 2016. As informações constam na mais recente edição do boletim InfoMercado Semanal Dinâmico, da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, que traz dados de geração e consumo de energia, além da posição contratual líquida atual dos consumidores livres e especiais.

Nos dez primeiros dias de janeiro, o consumo de energia no SIN alcançou 60.145 MW médios, montante 0,4% superior ao registrado no ano passado. Houve queda de 2,5% no consumo do mercado cativo – ACR, no qual os consumidores são atendidos pelas distribuidoras, índice impactado pela migração de clientes cativos para o mercado livre. Sem o registro da saída de novas cargas para o mercado livre, apresentaria crescimento de 2,8%. Já no Ambiente de Contratação Livre – ACL, no qual consumidores compram energia diretamente dos fornecedores, o boletim indica elevação de 10,3% no consumo. Eliminando o impacto da chegada de novas cargas, apresentaria queda de 7,2%.

Dentre os ramos da indústria avaliados pela CCEE, incluindo dados de autoprodutores, varejistas, consumidores livres e especiais, os setores de comércio (+104,4%), saneamento (77,8%) e serviços (72,1%) registraram aumento no consumo de energia elétrica no período, índices influenciados pela migração dos consumidores para o mercado livre.

A análise do desempenho da geração, por sua vez, indica a entrega de 63.874 MW médios de energia ao Sistema Interligado Nacional – SIN em janeiro. Houve aumento de 115,8% na produção das usinas eólicas, enquanto a geração térmica caiu 34,2% no período. As usinas hidráulicas, incluindo as Pequenas Centrais Hidrelétricas, registraram incremento de 7,8% na produção de energia com representatividade de 79,6% da fonte sobre toda energia produzida no país. O índice é 4,2 pontos percentuais superior ao registrado em janeiro de 2016.

O InfoMercado Semanal também apresenta estimativa de que as usinas hidrelétricas integrantes do Mecanismo de Realocação de Energia – MRE gerem, em janeiro, o equivalente a 96,2% de suas garantias físicas, ou 51.262 MW médios em energia elétrica, mesmo percentual quando é considerada a repactuação do risco hidrológico.

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13