Evento

Asvotec inaugura seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Combustão

Redação/Assessoria
12/09/2017 19:50
Visualizações: 330

No último dia 30 de agosto, a Asvotec inaugurou seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Combustão. Com projeto próprio e por meio de parcerias tecnológicas de empresas apoiadoras, a Asvotec construiu seu campo de testes para validar os parâmetros de cálculos realizados no software Flaretot, para um Flare (dimensionado em consonância às normas internacionais API-537 e API-521) e um Queimador RS 630.

O Flare mede 12 metros de altura, tem diâmetro de ponteira de 14 polegadas e conta com 02 queimadores piloto que podem ser ignitados por alta energia (HEI – high energy ignition) e por gerador de frente de chama (FFG – front flame generator). Os pilotos são monitorados por sistema Flame Rod (detecção por ionização) e termopar mantendo a chama acesa mesmo em condições de chuvas e vendavais, onde simulamos ao vivo essas condições. A queima estequiométrica é garantida através do sistema de assistência a ar, garantindo a perfeita mistura de gás e ar com sistema smokeless (sem fumaça).

O Queimador Asvotec de grande porte modelo RS-630 (capacidade 6,3 milhões Kcal/h) é dedicado à queima de gases e óleos pesados, comumente para aplicações em geradores de gases quentes, fornalhas, fornos petroquímicos, fornos de aquecimento, aquecedores, entre outros. Este tipo de queimador é tipicamente utilizado em geradores de gases quentes para secagem de produtos como: fertilizantes, pós, grãos, entre outros.

O evento contou com a presença de grandes empresas dos segmentos de óleo e gás, químico, petroquímico, imprensa, autoridades locais, consultores, bem como cientistas e acadêmicos de renomadas instituições.

Com um público de 40 pessoas, a Asvotec promoveu palestras técnicas sobre sistemas de combustão, além de apresentar as demais linhas de produtos da empresa, válvulas especiais, acoplamentos de tubulações, abraçadeiras de reparo e equipamentos sob encomenda.

A programação do evento incluiu visita à fábrica, onde o time comercial e técnico explanou a todos os presentes, os principais setores de toda cadeia produtiva, desde recebimento até a expedição dos equipamentos de todas as unidades de negócios, sendo: caldeiraria que compreende equipamentos sob encomenda (vasos de pressão, trocadores de calor, reatores de processo, colunas de destilação, condensadores, etc.), válvulas de grande porte (borboleta, gaveta, veneziana, dupla alavanca, ocular, etc.), combustão (flares ou tochas, fornos, incineradores, recuperadores de calor, queimadores, etc.) e acoplamentos especiais (para união e reparo de tubulações).

Neste evento, os participantes tiveram a oportunidade de acessar a sala de controle do Flare, equipado com CLP que realiza todo o supervisório do sistema, bem como de participaram de um encontro de negócios ao longo do dia.

Os objetivos do Centro de P&D de Combustão da Asvotec são:

1) Validar cálculos, melhorias e inovações de projeto através de testes práticos;

2) Testar e medir diferentes cenários de operação;

3) Testar e medir diferentes meios de assistência de queima;

4) Realizar testes e prototipagem de produtos;

5) Desenvolver equipamentos e sistemas com queima otimizada (eco-friendly)

6) Realizar treinamento de operação e manutenção para clientes;

7) Realizar demonstrações práticas para clientes;

8) Realizar testes finais de aceitação de fabricação de equipamentos novos.

O Centro de P&D de Combustão da Asvotec é um laboratório de testes

para pesquisa aplicada, para validação de equipamentos e sistemas de

combustão para a indústria, em especial a indústria de óleo & gás,

petroquímica, química, fertilizantes, saneamento e correlatas. Nele são

testados e desenvolvidos Flare, pilotos, queimadores, sistema de ignição

de chama, sistema de detecção de chama e os seus sistemas de controle.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20