Internacional

Arthur Kroeber, especialista em China, fala sobre futuro do país

Diretor da GK Dragonomics expôs as principais preocupações do mercado internacional, durante palestra na Fiesp.

Agência Indusnet Fiesp/Redação
03/03/2016 16:05
Arthur Kroeber, especialista em China, fala sobre futuro do país Imagem: Everton Amaro/Fiesp Visualizações: 245

Arthur Kroeber, um dos maiores especialistas em economia chinesa, fundador e presidente da DK Dragonomics, ministrou palestra especial para investidores e empresários na manhã desta quarta-feira (2/03), na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Kroeber discutiu os impactos mundiais causados pela desaceleração do crescimento chinês e as principais preocupações advindas das mudanças na forma de governo do país que é hoje considerado o maior parceiro comercial do Brasil.

A queda da demanda efetiva internacional da China, disse, já atingiu toda a economia global por meio dos preços das commodities. Nos últimos 18 anos, por exemplo, os preços de minério de ferro, carvão e petróleo caíram cerca de dois terços, parte por conta do abrandamento do consumo chinês e parte pelo excesso de oferta construída por empresas que apostaram no crescimento contínuo do país.

“Nenhum país no mundo está criando tantas ‘ondas’ quanto a China”, afirmou o diretor do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Fiesp, Thomaz Zanotto, durante a abertura do evento. “Toda e qualquer mudança realizada por este país afeta o resto do mundo e, principalmente o Brasil e toda a América Latina, no caso do ciclo de commodities.”

Zanotto também lembrou que a China se tornou mais do que um importador de commodities e vem se tornando um grande consumidor de comida processada e potencial investidor.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19