Internacional

Após ataque, Chevron fecha oleoduto na Nigéria

O Globo Online
20/12/2010 17:04
Visualizações: 90
A empresa norte-americana Chevron informou nesta segunda-feira que interrompeu a operação de um oleoduto atacado na sexta-feira no sul da Nigéria, e que está investigando os danos ocorridos. "Suspendemos a produção para minimizar o impacto ambiental e informamos às agências governamentais relevantes e a outros interessados", disse a Chevron em nota, sem informar qual foi o volume afetado da produção no oleoduto Dibi-Abiteye.


Um grupo militante do Estado do Delta, no sul da Nigéria, reivindicou no sábado a autoria do ataque ao oleoduto. A Nigéria é o maior produtor africano de gás e petróleo, mas sofre regularmente com ataques de grupos armados, com prejuízos que eventualmente chegam a 1 bilhão de dólares. Os militantes dizem lutar por uma distribuição mais justa dos dividendos petrolíferos, mas o limite entre a ação política e a criminalidade é difuso. Muitos chefes de grupos armados já enriqueceram com sequestros e furto de grandes quantidades de petróleo.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19