Gasodutos

ANP regulamenta livre acesso a gasodutos

Investidores terão seis anos de exclusividade no uso de novos gasodutos. A regulamentação também determina o livre acesso aos trechos ociosos da rede atual.


17/10/2005 02:00
Visualizações: 291

A ANP regulamentou o artigo 58 da lei do petróleo, que determina o livre acesso a gasodutos, a cessão de capacidade e critérios tarifários. No que se refere ao livre acesso, a ANP decidiu pelo prazo de seis anos de exclusividade para que o ivestidor use  gasoduto.
A partir da regulamentação, a empresa ou empresas que tenham financiado a transportadora na construção do gasoduto terão seis anos de exclusividade de uso e posteriormente, qualquer supridor poderá usar o meio de transporte. A portaria determina, ainda, que os trechos ociosos da rede de gasodutos atual devem ser disponibilizados para o uso de outras companhias. 

Para construir um gasoduto, a empresa continua precisando de uma atuorização da ANP. "Não houve mudança do sistema de autorização para concessão", destaca o diretor da ANP, Victor Martins.

Segundo o executivo, a regulamentação encerra um ciclo de indefinições sobre o gás natural na lei do petróleo, dá mais segurança a mercado e incentiva investimentos, mas o que vai consolidar o comportameno no setor é uma nova lei do gás.

Ainda, segundo Martins, a resolução está de acordo com as propostas de lei do gás que tramitam no Senado e no Ministério das Minas e Energia e é inclusive um estímulo para o desenvolvimento de novas reservas de gás que venham a ser descobertas ou leiloadas por diferentes agentes econômicos, uma vez que com a regulamentação garante melhores condições de transporte para o gás.

Paralelamente à regulmentação do artigo, a ANP participou de uma reunião com o órgão regulador boliviano, com a transportadora do Gasbol na Bolívia, a GTB, e a transportadora no Brasil, a TBG, a fim de determinar que as transportadoras iniciem os procedimentos para a expansão da oferta de gás. A próxima reunião com  órgão equivalente à ANP na Bolívia está marcada para novembro.

A resolução da ANP também determina a substituição da tarifa postal para os próximos empreendimentos. "Com esse critério, o subsídio cruzado que os estados produtores fornecem aos consumidores é reduzido", avalia superintendente de comercialização e movimentação de petróleo, seus derivados e gás natural, José Cesário Cecchi. Na opinião do superintendente, o critério de distância sinaliza para maior competitividade entre os estados em função dos preços diferenciados.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19