Qualidade

ANP entrega equipamento para monitorar biodiesel na Bahia

O diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Haroldo Lima, entregou hoje um cromatógrafo ao laboratório da Universidade Salvador (Unifacs), responsável pela realização do Programa de Monitoramento da Qualidade da ANP na Bahia. O equipamento foi entr

Jornal do Commercio
30/01/2007 02:00
Visualizações: 15
O diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Haroldo Lima, entregou hoje um cromatógrafo ao laboratório da Universidade Salvador (Unifacs), responsável pela realização do Programa de Monitoramento da Qualidade da ANP na Bahia.  O equipamento foi entregue hoje (29/1) de manhã durante apresentação do Programa de Monitoramento da Qualidade do Biodiesel na Bahia, no Hotel Pestana, em Salvador. Participaram do evento, que reuniu mais de 100 pessoas, o secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, e o do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Juliano Sousa Matos.
O cromatógrafo torna possível a realização de análises quantitativas, que indicam se está correta a proporção de biodiesel adicionado ao óleo diesel; e qualitativas, que permitem a identificação da origem do biodiesel por meio de marcador químico que, obrigatoriamente, os produtores misturam ao combustível.
Cada produtor possui um marcador específico, que individualiza o produto. De acordo com o diretor-geral da ANP, a entrada em operação destes equipamentos representa um reforço nos recursos mantidos pela ANP para o controle da qualidade do biodiesel vendido no país. Haroldo Lima destacou ainda a importância dos biocombustíveis e do setor energético em geral no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado pelo governo federal na semana passada.
Ao todo, sete cromatógrafos estão sendo entregues pela ANP a laboratórios contratados em seis universidades. Um dos equipamentos passa integrar os recursos técnicos do Centro de Pesquisas e Análises Tecnológicas - CPT, unidade laboratorial própria da ANP localizada no Distrito Federal. Os outros seis irão para laboratórios em universidades de São Paulo (Unesp), Rio Grande do Sul (UFRGS), Bahia (Unifacs), Rio Grande do Norte (UFRN), Mato Grosso (UFMT) e Piauí (UFPI).
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19