Petróleo

ANP e indústria pedem retomada das licitações

Valor Online
23/11/2011 17:13
Visualizações: 148
A retomada das licitações de áreas voltadas para a exploração de petróleo no Brasil é uma demanda não somente da indústria do setor, que clama por maior previsibilidade, mas também do governo e do próprio órgão regulador que toma conta dos leilões.

O assessor da presidência da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Luiz Eduardo Duque Estrada, defendeu a retomada das licitações. “É hora de retomar as licitações. É fundamental que realizemos a 11ª Rodada”, disse, durante fórum de óleo e gás promovido pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef).

Ele lembrou que o governo suspendeu os leilões há três anos, depois das descobertas do pré-sal, mas considera que, agora, a ANP está preparada para voltar a leiloar blocos no país. E se isso não ocorrer, o país ficará com apenas 100 mil quilômetros licitados e explorados, “o menor nível da história do país”.

De acordo com o presidente do Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP), João Carlos De Luca, representante da indústria, lembrou que as “empresas estão gastando seus cartuchos” e considerou que elas “precisam renovar suas carteiras”, para que possam trabalhar com um horizonte de médio e longo prazos.

“Não vemos motivo aparente para a postergação da rodada, porque contempla só áreas fora do pré-sal. Temos feito diversos apelos no sentido de liberar isso, precisamos da retomada das licitações”, disse.

O secretário estadual de Desenvolvimento, Júlio Bueno, disse que o país não pode ficar parado porque a Petrobras não tem recursos para avançar. “Tem gente que aposta  que a gente não vai conseguir fazer nenhuma licitação do pré-sal , e tão esdrúxulas que são as regras”, disse.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13