Oferta permanente

ANP divulga mais nove empresas inscritas e as diretrizes ambientais de 494 áreas

Redação/Assessoria ANP
17/01/2019 17:33
ANP divulga mais nove empresas inscritas e as diretrizes ambientais de 494 áreas Imagem: Divulgação Visualizações: 282

A ANP publicou hoje (17/01) no DOU lista com mais nove empresas aprovadas para a Oferta Permanente. A Agência também está divulgando as diretrizes ambientais de 494 áreas previstas para serem incluídas no edital da Oferta Permanente. Saiba mais:

Anuncio 2019 TN Petróleo

Novas inscritas

- Central Resources do Brasil Produção de Petróleo Ltda.

- Construtora Kamilos Ltda.

- Eagle Exploração de Óleo e Gás Ltda.

- Eneva S.A

- Guindastes Brasil Locação de Equipamentos Ltda.

- Petrosunergy Ltda.

- Petro-Victory Energia Ltda.

- Tucano Serviços de Apoio a Óleo e Gás Eirelli

- Wintershall do Brasil Exploração e Produção Ltda.

Com as aprovações, a Oferta Permanente já conta com um total de 28 empresas inscritas e aptas a apresentar declaração de interesse.

Diretrizes Ambientais

Foram selecionados para a primeira etapa da Oferta Permanente 884 blocos em 14 bacias sedimentares e 14 áreas com acumulações marginais, sendo cerca de 80% em bacias terrestres e 20% em bacias marítimas. Dos 884 blocos, 158 já estão em oferta.

Com base no Parecer Técnico GTPEG nº 05/2018 e nos pareceres dos Órgão Estaduais do Meio Ambiente, em 31/12/2018 foi assinada Manifestação Conjunta MME-MMA, que possibilita a inclusão de mais um conjunto de 494 blocos e 14 áreas com acumulações marginais. Veja os pareceres ambientais.

Para que esses 494 blocos sejam incluídos no edital da Oferta Permanente, precisam ser aprovados pela diretoria e submetidos a uma audiência pública.

Em cumprimento ao disposto na Resolução CNPE nº 17/17, as áreas ofertadas nas rodadas de licitações promovidas pela ANP são previamente analisadas quanto à viabilidade ambiental pelos órgãos ambientais estaduais e pelo Grupo de Trabalho Interinstitucional de Atividades de Exploração e Produção de Óleo e Gás (GTPEG). O objetivo desse trabalho conjunto é eventualmente excluir áreas por restrições ambientais em função da sobreposição com locais onde não é possível ou recomendável a ocorrência de atividades de exploração e produção (E&P) de petróleo e gás natural e, como resultado dessa análise, os órgãos ambientais elaboram pareceres contendo diretrizes ambientais e recomendações para o licenciamento ambiental, que permitem ao futuro concessionário a inclusão da variável ambiental em seus estudos de viabilidade técnica e econômica dos projetos de E&P de petróleo e gás natural.

O que é a Oferta Permanente

A Oferta Permanente consiste na oferta contínua de áreas para exploração e produção de petróleo e gás natural. Foi publicado em 28/12/2018 o Decreto nº 9.641/2018, que delega competência à ANP para definir blocos em bacias terrestres a serem objeto de licitação, sob regime de concessão, na Oferta Permanente. Até então, a Resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) nº 17/2017 somente autorizava a inclusão de áreas devolvidas ou já licitadas na Oferta Permanente. Com o novo decreto, todas as áreas terrestres, inclusive os novos blocos, serão oferecidos ao mercado por meio da Oferta Permanente, não havendo mais leilão convencional de concessão para áreas em terra. A matéria foi aprovada pelo CNPE em reunião do dia 11/09/2018.

As inscrições da Oferta Permanente permanecem abertas, mas conforme regras do edital da Oferta Permanente, a partir da aprovação da solicitação de inscrição pela CEL, as licitantes poderão apresentar a qualquer tempo a declaração dos setores de interesse, acompanhada de garantia de oferta, iniciando um ciclo da Oferta Permanente.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13