Brasil/Reino Unido

Ano Brasil-Reino Unido de Ciência e Inovação 2018-19 será comemorado com a chegada do navio James Cook ao Rio

Redação/Assessoria
23/02/2018 20:04
Visualizações: 117

O Ano Brasil-Reino Unido de Ciência e Inovação 2018-19, será celebrado em um coquetel no dia 27 de fevereiro no Museu do Amanhã, durante a visita do Navio Real Britânico de Pesquisa James Cook para o Rio. Este navio de última geração operado pelo Centro de Oceanografia Nacional do Reino Unido é responsável pelo estudo de alguns dos ambientes mais desafiadores da Terra, de oceanos tropicais até geleiras das calotas polares.

O embaixador do Reino Unido para o Brasil, Vijay Rangarajan, e o diretor do Museu do Amanhã, Ricardo Piquet, receberão os convidados, da comunidade científica, representantes de empresas e funcionários do governo brasileiro para um coquetel de recepção para oficialmente anunciar o Ano Brasil - Reino Unido de Ciência e Inovação 2018-19. A iniciativa promete ser uma celebração de ciência bilateral e cooperação em inovação, com uma agenda de eventos, palestras e anúncios de novos programas de pesquisa sob nosso Fundo Newton, com fortes oportunidades para trabalhar com o Reino Unido em áreas relativas à nossa nova Estratégia Industrial.

“A colaboração científica entre o Reino Unido e o Brasil é enorme, e tem grande impacto sobre nossas vidas e um potencial maior ainda para o futuro. Os destaques deste Ano incluem uma série de palestras com ganhadores britânicos do prêmio Nobel, oficinas científicas e seminários para discutir inovação. Também existirá financiamento para pesquisas através do Fundo Newton, do Governo britânico", prometeu o embaixador. "Será uma oportunidade para cientistas, empresários e empresas britânicas e brasileiras de celebrar o que nossa pesquisa conjunta já alcançou – desde o sequenciamento do vírus Zika até agricultura avançada - e discutir como trabalhar juntos em futuros desafios globais, como saúde, mudanças climáticas, energia, biodiversidade e agricultura, além de oportunidades para trabalhar com o Reino Unido em áreas relacionadas à nossa nova Estratégia Industrial", disse o embaixador Rangarajan.

A embarcação, que foi construída em 2007 e batizada em homenagem ao Capitão britânico James Cook, ficará ancorada na Praça Mauá no dia 27 de fevereiro durante a sua primeira visita ao Brasil. Visitantes do Museu do Amanhã nesta data poderão fazer visitas guiadas, podendo vistoriar os equipamentos especializados em pesquisa oceânica e conversar com parte da tripulação para conhecer melhor o trabalho e a vivência dos 30 membros da equipe antes da sua próxima expedição para a Cidade do Cabo, África do Sul. A equipe de pesquisa do navio é formada por representantes de 11 nacionalidades diferentes e nove instituições, incluindo a Universidade de São Paulo (USP) e o Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM).

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19