Apagão

Angra 1 e Angra 2 voltam ao Sistema

O blecaute ocorrido na última terça-feira (10) provocou o desligamento do sistema de energia que abastece as usinas nucleares de Angra dos Reis. Como é previsto nas medidas de segurança da Central Nuclear, os reatores de Angra 1 e Angra 2 foram desligados automaticamente e as usinas desconectada

Redação
12/11/2009 12:00
Visualizações: 23
O blecaute ocorrido na última terça-feira (10) provocou o desligamento do sistema de energia que abastece as usinas nucleares de Angra dos Reis. Como é previsto nas medidas de segurança da Central Nuclear, os reatores de Angra 1 e Angra 2 foram desligados automaticamente e as usinas desconectadas do Sistema Interligado Nacional - SIN, mas no mesmo dia após a execução de todos os testes as usinas foram sincronizadas.


A interligação da Central Nuclear ao sistema elétrico é feita por  linhas de transmissão em 500kV para as subestações de Tijuco Preto (SP) , São José (RJ) e Adrianópolis (RJ). Uma outra interligação em 138 kV existe para alimentar os sistemas das usinas, sendo vital para o seu funcionamento.


Com a falta de energia elétrica externa, os geradores diesel de emergência das usinas foram acionados para operar automaticamente atendendo os sistemas de segurança das Unidades. As bombas que refrigeram o reator nuclear (sistema primário) foram desligadas e a refrigeração passou a ser feita através da circulação natural, condição incomum de operação. Por esse motivo, foi decretado, às 22h15min, o estado de Evento Não Usual (ENU) nas duas unidades. Às 23h15, a falta de previsão de retorno do abastecimento externo de energia levou a Eletronuclear, por precaução, a evoluir a classificação da situação para o estado de Alerta. 
 

Com o restabelecimento da linha de 138 kV, a classificação da situação regrediu para Evento Não Usual às 00h36min em Angra 1 e às 00h55min em Angra 2. Esta condição perdurou até o retorno do abastecimento pela linha de 500 kV, o que permitiu o religamento das bombas de refrigeração dos reatores. O ENU foi encerrado às 02h05min em Angra 1 e às 04h10min em Angra 2.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13