Energia elétrica

Aneel derruba liminar e retoma processo para reaver linhas de transmissão da Abengoa

Reuters, 27/07/2017
27/07/2017 11:45
Visualizações: 187

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) derrubou uma decisão judicial que protegia a elétrica espanhola Abengoa de um processo para revogação das autorizações concedidas à empresa para a construção de linhas de transmissão de energia no Brasil, disse à Reuters um diretor do órgão regulador.

A Abengoa paralisou todas suas obras de linhas de energia no país em novembro de 2015, em meio a dificuldades financeiras que levaram o grupo de engenharia e energia a pedir proteção contra credores na Espanha e recuperação judicial de subsidiárias no Brasil.

A Aneel vem desde então tentando revogar as concessões para oferecê-las em leilão a novos investidores, mas a Abengoa tinha uma decisão judicial que a permitiria vender esses ativos a terceiros dentro de seu processo de recuperação judicial.

"Caiu a liminar que impedia a Aneel de continuar o processo, então vamos analisar agora a questão da caducidade (das autorizações da empresa)", disse o diretor da agência José Jurhosa.

Segundo ele, os diretores da Aneel poderão até mesmo decidir já na quinta-feira por encaminhar o processo de revogação das autorizações da Abengoa ao Ministério de Minas e Energia.

A agência agendou uma reunião extraordinária de diretoria para analisar o assunto a partir das 15 horas da quinta-feira.

A Abengoa deixou cerca de 6 mil quilômetros em obras de linhas de transmissão paradas, e a Aneel disse mais cedo neste ano que pretende relicitar esses empreendimentos no segundo semestre.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13