Energia

Aneel aprova reajuste de energia elétrica para três estados

Os consumidores de energia de mais de 200 cidades do Rio Grande do Sul e dos municípios de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, e Cataguases, em Minas Gerais, terão aumento na conta de luz a partir do próximo fim de semana. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje (14) o reajus

Agência Brasil
14/06/2011 20:49
Visualizações: 59
Os consumidores de energia de mais de 200 cidades do Rio Grande do Sul e dos municípios de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, e  Cataguases, em Minas Gerais, terão aumento na conta de luz a partir do próximo fim de semana. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje (14) o reajuste tarifário das distribuidoras que atendem a essas regiões.
 

A concessionária Rio Grande Energia (RGE), que atende 1,3 milhão de unidades consumidoras em 262 municípios gaúchos, terá um reajuste de 6,39% para as residências e de 7,19% para as indústrias a partir do dia 19 de junho.


Para a Energisa Nova Friburgo, o aumento será de 12,89% nas unidades residenciais e de 14,4% nas industriais, a partir do próximo sábado (18). A distribuidora atende a 93 mil unidades consumidoras no município fluminense de Nova Friburgo.


Os consumidores de Cataguases, atendidos pela Energisa Minas Gerais Distribuidora de Energia, terão as tarifas reajustadas também a partir de sábado. O aumento será de 3,34% para as residências e de 2,08% para as indústrias. São atendidos pela concessionária 386 mil consumidores.


De acordo com a Aneel, os índices de reajuste são calculados levando com conta a variação de custos que a empresa teve no período. A fórmula inclui custos de distribuição, sobre os quais incide o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) e o Fator X, que é calculado com base na produtividade das concessionárias e determina a redução que deve ser aplicada no cálculo do reajuste da tarifa.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13