Caderno de Sustentabilidade

Ambientalmente correta

Petrobras é a segunda do setor de óleo e gás em desempenho ambiental no mundo, superada apenas pela inglesa BP.

TN Petróleo 69
08/02/2010 15:29
Ambientalmente correta Visualizações: 123

A Management & Excellence (M&E), consultoria líder em estudos e ratings de sustentabilidade, aponta a BP como a mais sustentável em desempenho ambiental, entre as dez maiores empresas de gás e petróleo do mundo. A Petrobras ficou em segundo lugar no ranking, mas posicionou-se à frente das demais em produção de etanol e empatou com a Chevron em primeiro lugar no quesito Proteção Ambiental.
O estudo da M&E analisa o desempenho das dez maiores empresas de petróleo e gás do mundo, através de 198 itens ambientais, em sete áreas que vão de economia de energia e redução de desperdício a fontes alternativas de energia e segurança.
O item Proteção Ambiental, no qual a Petrobras se destaca, vem ganhando cada vez mais força nas pesquisas, graças às pressões realizadas há décadas por grupos ambientalistas, reguladores e do setor público. A Petrobras investiu US$ 1,9 bilhão em 2008 em ‘modernização ambiental’. Apenas na cooperação de longo prazo com universidades, no quesito que analisa pesquisa, desenvolvimento e inovação em relação a fontes alternativas e economia de energia, a empresa brasileira gastou US$ 235 milhões.
A BP aparece em primeiro lugar no quesito Fontes de energia alternativas e Transparência ambiental e em segundo no que diz respeito à Segurança, passando por um processo de recuperação de imagem depois de uma explosão em sua refinaria na cidade de Texas (EUA), em 2005.
A BP certificou todas as suas instalações de acordo com a ISO 14001, com exceção de duas, e vem obtendo sucesso ao reduzir as emissões de CO2 a cada ano. Desde 2004, reduziu as emissões de 76,8 milhões de toneladas para 75 milhões em 2009, assim como da comercialização de combustíveis refinados de 3.872 barris/dia em 2006 para 3.711 em 2008.


Negócios sustentáveis – Fundada em 2000, em Madri, na Espanha, por William Cox e pelo Instituto de Empresas (uma das dez maiores escolas de negócios da Europa), a Management & Excellence (M&E) é referência na América Latina na avaliação dos níveis de sustentabilidade das empresas, através da elaboração de ratings de sustentabilidade, estudos setoriais e consultoria.
Especializada no setor financeiro e de óleo e gás, atua desde 2007 em São Paulo. É responsável pelos dois rankings anuais de sustentabilidade de bancos – grandes e médios – da América Latina, em parceria com a revista Latin Finance, e pelo “Estudo anual de transparência e sustentabilidade nas empresas do Ibovespa” – em parceria com o Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI) e a revista Razão Contábil.
A sustentabilidade, que norteia as avaliações, rankings e ratings da M&E, tem como base a ética, transparência, responsabilidade socioambiental e governança corporativa. Em quase dez anos de atuação, já auditou e avaliou cerca de cem empresas, incluindo as maiores instituições da América Latina.

 

 

Leia matéria no formato PDF.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19