Gás natural

Algás contribui com elaboração de novo Regulamento Técnico Metrológico do Inmetro

Redação/Assessoria
06/12/2019 10:46
Visualizações: 190

Na coordenação do comitê de medição e automação de gás natural da Abegás, na última quinta-feira (28) a Algás participou da reunião promovida pelo Inmetro sobre a Portaria nº 304, que decidirá as próximas diretrizes dos medidores de gás, com um novo Regulamento Técnico Metrológico (RTM).

A Portaria nº 304 foi publicada pelo Inmetro para Consulta Pública, no dia 19 de junho de 2019 e posteriormente foi analisada pela Abegás, que elaborou 30 contribuições, sendo 28 destas aprovadas. Com o novo RTM, as Portarias do ano de 1997, nº 31 (para medidores do tipo diafragma) e nº 114 (para medidores do tipo rotativo e do tipo turbina), que atualmente definem as regras de medição e automação aplicadas aos gasodutos, serão revogadas e substituídas. Segundo o coordenador do setor de operações da Algás e coordenador do comitê de medição e automação de gás natural, Felipe Matuzenetz, a renovação do Regulamento Técnico Metrológico é muito importante para garantir o desenvolvimento contínuo da qualidade na distribuição do gás natural.

“O RTM contava com uma deficiência em especificações tecnológicas, já que as Portarias nº 31 e 114 foram elaboradas em 1997 e não englobavam em suas normas as atuais necessidades nos processos de medição e automação do gás natural. Com essas novas contribuições, poderemos reafirmar a qualidade em nossos processos”, declara Matuzenetz.

Para a Algás, coordenar o comitê da Abegás, participando desse processo junto ao Inmetro, que é responsável por assegurar uma garantia pública de segurança e exatidão das medições, é assumir papel efetivo no desenvolvimento do estado de Alagoas e no mercado de gás natural brasileiro.

“Os princípios de gestão que norteiam a atuação da Algás, nos provoca a ser mais do que uma distribuidora. Somos vetores de expansão para a infraestrutura do gás natural no país, tendo em mente o objetivo de universalizar essa energia, para continuar beneficiando a sociedade”, salienta Arnóbio Cavalcanti o Diretor Presidente da Distribuidora.

Segundo o Inmetro, o documento preliminar referente à nova regulamentação deverá ser publicado durante o primeiro semestre de 2020.

Institucional

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19