Tecnologia

Aker Solutions inaugura simulador de perfuração no Brasil

A Aker Solutions, uma das maiores multinacionais da indústria de petróleo e gás no país, inaugura hoje, em Rio das Ostras (RJ), o 1º simulador do mundo de equipamento de perfuração em formato domo 240° será inaugurado. A inauguração será no novo centro de treinamento de equipamentos de p

Redação
11/11/2010 12:26
Visualizações: 209
"A perfuração de poços em águas profundas exige sofisticados sistemas de perfuração e uma interação harmoniosa entre o homem e a máquina. A formação adequada pode melhorar as operações de perfuração tanto no que diz respeito à segurança quanto à eficiência ", diz Per Atle Gustafson, gerente regional da divisão Drilling Lifecycle Services no Brasil.


O novo Centro de Treinamento de Equipamentos de Perfuração da Aker Solutions foi construído na base da empresa em Rio das Ostras, no Rio de Janeiro.


O simulador de perfuração Xfactor DES tem tecnologia avançada 3D em tempo real, comunicação direta com o sistema de controle e formato domo de 240° de visão, que permite o treinamento ideal dos operadores, com excelência e rapidez no aprendizado.


O equipamento, desenvolvido e construído pela Aker Solutions utiliza tecnologia de ponta para reproduzir toda a estrutura de uma plataforma de perfuração e as centenas de atividades realizadas, criando um ambiente de absorção do conhecimento com treinamento prático e seguro na simulação das operações. O centro de tecnologia e performance fornece um modelo matematicamente correto da sonda, que se comunica com o sistema de controle existente em um cenário 100% realístico.


Além das aulas práticas, os funcionários das empresas operadoras têm aulas teóricas – em três salas de aula multimídia – conduzidas por instrutores bilíngües experientes (em inglês e português). "Vamos treinar centenas de técnicos brasileiros para as dezenas de plataformas que teremos neste mercado de equipamentos a bordo", explica Per Atle Gustafson. O escopo de treinamento compreende e-learning, ensinamentos teóricos em sala de aula, práticas no simulador, atividades a bordo e exercícios no equipamento em oficina.


Com investimento de 17 milhões de reais, a base de Serviços de Perfuração (Drilling Lifecycle Services) começou a operar em setembro em um prédio recém-construído, que contempla a extensão desta unidade de negócio. Esta inauguração celebrada hoje garante a exclusividade do treinamento de perfuração onshore para a Aker Solutions no mercado brasileiro. Há ainda a possibilidade de atender posteriormente outras regiões do mundo.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13