II WTC Fórum de Energia

Ajustes em curso trarão competitividade, transparência e eficiência ao setor elétrico

Secretário-executivo Paulo Pedrosa avalia que setor vive momento histórico de oportunidades

Redação/Assessoria MME
15/08/2016 13:48
Ajustes em curso trarão competitividade, transparência e eficiência ao setor elétrico Imagem: Divulgação Visualizações: 192

Os ajustes que estão sendo promovidos no setor elétrico vão ajudar a restabelecer a competição e a inovação no segmento, trazendo maior eficiência e mais segurança energética para o país. Foi o que defendeu o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia (MME), Paulo Pedrosa, nesta sexta-feira (12), durante o II WTC Fórum de Energia, em São Paulo (SP).

Pedrosa lembrou que o custo da energia deve trazer clareza para o consumidor e segurança para os agentes do setor elétrico. "Ao dar o verdadeiro custo e ao evitar a distribuição dos subsídios que promovem o comportamento oportunista, a gente tem muita confiança que vamos vencer a agenda de UTI, de curto prazo; vamos vencer a agenda de correções estruturais que a gente pode fazer no médio prazo, e nós vamos estabelecer as bases para uma agenda de médio e longo prazo, de ajuste estrutural, voltado para a eficiência, para a promoção da competição, e pra inovação no setor elétrico com a base eficiente, em todos os segmentos", disse.

Ele destacou que o setor vive um momento histórico e que a atual janela de oportunidades deve ser aproveitada para realizar as mudanças que vão preparar o caminho para o futuro do setor. "Não há mais espaço para o intervencionismo estatal grande. Isso ruiu e nos desafia a construir o novo caminho", avaliou.

Pedrosa disse também já notar a evolução do setor quando são debatidos assuntos como avanços tecnológicos e a maior clareza da atuação dos diversos entes envolvidos na área de energia elétrica. "Temos dado um conjunto de sinais sobre isso, numa visão muita semelhante do que varias empresas adotam na condução dos seus negócios", ressaltou.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19