Investimento

Air Liquide inicia nova unidade de produção de gases

A Air Liquide, líder mundial em gases para indústria, saúde e meio ambiente, iniciou a operação de uma nova unidade de separação de gases do ar, no polo industrial de Aratu, no município de Candeias, na Bahia.


12/11/2009 18:38
Visualizações: 387

A Air Liquide, líder mundial em gases para indústria, saúde e meio ambiente, iniciou a operação de uma nova unidade de separação de gases do ar, no polo industrial de Aratu, no município de Candeias, na Bahia.

 

A unidade de produção, instalada no site da Dow Brasil S.A. de Aratu, resulta de um investimento de R$ 30 milhões. Terá capacidade de produção de 60 mil toneladas de gases por ano, o que permitirá à Air Liquide satisfazer plenamente a necessidade da Dow por nitrogênio via tubulação.

 

Com a nova unidade, a Air Liquide vai produzir também oxigênio e nitrogênio líquido para fornecimento às demais empresas do mercado industrial do Nordeste, uma das regiões prioritárias nos planos de expansão da companhia no Brasil, em particular, a indústria naval e petroquímica, que tem demandado muito da empresa por conta do processo de corte e solda.

 

O site da Dow no polo de Aratu é abastecido pela Air Liquide desde a década de 1990, quando dois geradores locais de hidrogênio do tipo APSA começaram a operar no local. Ainda com plena capacidade de produção, esses equipamentos tiveram de ser substituídos pela nova unidade de separação de ar que, com maior capacidade de produção de gases, atende às novas necessidades da Dow por nitrogênio.

 

 “Somos um dos maiores fornecedores de gás da Dow no mundo. A Dow é um cliente tradicional da Air Liquide e está entre as principais contas estratégicas mundiais. A nova unidade de Aratu é mais um símbolo desse longo relacionamento”, diz Mario Montini, vice-presidente da Air Liquide para Grandes Indústrias na América do Sul.

 

“A nova unidade aumenta a competitividade da Air Liquide no Nordeste. É uma unidade de produção mais eficiente, que permite à companhia acelerar seu crescimento na região, ao mesmo tempo em que abastece a Dow”, afirma Marcelo Fioranelli, diretor-geral da Air Liquide Brasil.

 

A Dow Brasil S.A. é uma afiliada da Dow Chemicals. Com faturamento de US$ 500 milhões e cerca de 900 funcionários, a companhia possui, além da unidade Candeias, que opera desde 1977, outra, no município do Guarujá (SP), em atividade desde 1971. As principais linhas de produtos da Dow Chemicals incluem hidróxido e cloreto de sódio downtream, óxido de propileno e poliéster, sistemas PU, resinas epóxi e reticulares SBR. A Dow também opera um terminal no porto de Candeias – Aratu, de onde escoa parte de sua produção para os mercados norte-americano, asiático, europeu e latino-americano.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19