Desenvolvimento sustentável

AIE alerta para aumento das emissões de CO2

A Agência Internacional de Energia (AIE) lançou, terça-feira, em Nairobi "uma mensagem de urgência" aos delegados da Conferência Internacional sobre o Clima, recordando que o consumo energético é "insustentável" no ritmo atual.

Gazeta Mercantil
16/11/2006 02:00
Visualizações: 110

A Agência Internacional de Energia (AIE) lançou, terça-feira, em Nairobi "uma mensagem de urgência" aos delegados da Conferência Internacional sobre o Clima, recordando que o consumo energético é "insustentável" no ritmo atual. Ao mesmo tempo, a Conferência chegou a um acordo sobre as modalidades de administração do Fundo de Adaptação destinado a ajudar os países em desenvolvimento para que possam enfrentar as mudanças climáticas, anunciou Yvo de Boer, principal responsável da Organização das Nações Unidas (ONU) para o clima.
O fundo de adaptação, "crucial para os países em desenvolvimento, se eleva atualmente a US$ 3 milhões", disse Boer. Esse mecanismo, previsto no Protocolo de Kyoto, deve permitir financiar projetos concretos nos países em desenvolvimento.

"Tenho uma mensagem urgente: não estamos comprometidos com um caminho sustentável que possa ser finalizado bem, e não se pode esperar mais uma década supondo que as tecnologias resolverão os problemas", disse o diretor executivo da AIE, Claude Mandil.

"As emissões de CO2 do setor de energia aumentaram em 1,2 milhão de toneladas, entre 2003 e 2004, ou seja, muito mais do que o previsto, principalmente nos dois últimos anos, e nos países em desenvolvimento, devido ao aumento do carbono", responsável por 60% das emissões, destacou Mandil.


Fonte: Gazeta Mercantil

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13