Hidrogênio Verde

AES Brasil assina pré-contrato para produzir hidrogênio verde no Complexo do Pecém

Redação TN Petróleo/Assessoria
23/09/2022 11:09
AES Brasil assina pré-contrato para produzir hidrogênio verde no Complexo do Pecém Imagem: Divulgação Visualizações: 739

A multinacional é a segunda empresa a assinar pré-contrato para a instalação de usina no complexo industrial e portuário localizado na região metropolitana de Fortaleza

A AES Brasil, empresa geradora de energia 100% renovável, deu nesta quinta-feira (22) um importante passo para a implantação de uma usina produtora de hidrogênio verde no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, localizado na região metropolitana de Fortaleza.

No segundo dia do evento Pro Energia Summit 2022, realizado na capital cearense, executivos da AES Brasil e do Complexo do Pecém (CIPP S/A) assinaram pré-contrato para a instalação de uma planta de produção e comercialização de hidrogênio verde e derivados na ZPE Ceará, a zona de processamento de exportação do Complexo do Pecém.

O pré-contrato prevê a realização de estudos de viabilidade técnica e comercial para a construção de uma unidade fabril com capacidade de produção de até 2 GW de hidrogênio verde e de até 800 mil toneladas de amônia verde por ano. A produção será armazenada em tanques na retroárea do Porto do Pecém, pois o terminal cearense será utilizado para escoar a produção, principalmente, para países da Europa.

Em maio deste ano, durante o evento World Hydrogen 2022, o Complexo do Pecém assinou uma carta enviada à Comissão Europeia em que o Porto de Roterdã – acionista do Complexo do Pecém, firmou o compromisso de fornecer 4,6 milhões de toneladas de hidrogênio verde (H²V) para países do velho continente até o ano de 2030.

Dando continuidade ao Memorando de Entendimento (MoU) assinado em dezembro de 2021, o pré-contrato permitirá à AES Brasil continuar a avançar nos estudos de viabilidade técnica e comercial do projeto. “Somos hoje um importante parceiro de empresas que buscam a transição energética e caminhos para a descarbonização de sua matriz. Para a AES Brasil, a assinatura desse pré-contrato representa mais um passo importante rumo à diversificação de nosso portfólio, baseado em soluções inovadoras e em energia 100% renovável”, afirma Clarissa Sadock (foto), CEO da AES Brasil.

O hidrogênio verde é um vetor energético que desperta o interesse do mercado na medida em que as metas de redução de emissões de gases do efeito estufa se tornaram mais desafiadoras e seu custo vem se tornando competitivo, com a diversificação de fontes de energias renováveis. “O hidrogênio se apresenta como excelente fonte de energia devido à sua abundância e ao seu potencial energético. Quando produzido a partir de uma fonte limpa, como a energia eólica ou solar, torna-se a chave para o movimento de descarbonização do planeta; e o Brasil reúne uma das melhores condições para a produção do hidrogênio verde, tanto pela complementaridade de suas fontes como por sua posição geográfica”, afirma Ítalo Freitas, vice-presidente de Novas Soluções e Inovação da AES Internacional.

“É importante considerarmos um cenário de médio e longo prazos para a consolidação do hidrogênio e da amônia verdes como energéticos competitivos no mercado. E, neste espaço, o Brasil tem potencial para se tornar líder global na sua produção e exportação. Para isso, é necessário que uma forte política pública, envolvendo diversos setores produtivos da economia, ganhe corpo. Com objetivos claros e coordenados, podemos estabelecer metas realmente tangíveis de serem alcançadas”, afirma Luis Sarrás, diretor global de Hidrogênio Verde da AES Internacional.

“Estamos muito satisfeitos e entusiasmados com a assinatura desse pré-contrato, pois é de fato um avanço nas relações entre a AES Brasil e o Complexo do Pecém (CIPP S/A), pois no dia 13 de dezembro do ano passado as duas empresas assinaram um Memorando de Entendimento (MoU). Ou seja, nossos executivos passaram os últimos nove meses construindo juntos todos os termos e cláusulas desse documento que contribui diretamente para que o HUB de Hidrogênio Verde do Estado do Ceará se torne uma realidade. É o futuro ganhando forma no presente”, celebra Danilo Serpa, presidente do Complexo do Pecém (CIPP S/A).

“Esse pré-contrato é de extrema importância para a ZPE Ceará, pois consolida, no Estado do Ceará, o Hub de Hidrogênio Verde do Complexo do Pecém, tendo em vista que se trata do segundo pré-contrato consolidado. Assinamos anteriormente com a Fortescue e, agora, com a AES, duas grandes empresas que trarão investimentos vultosos para toda a região. O Ceará, através da ZPE, está dando esse passo à frente nas energias renováveis e na transição energética, um passo de inovação em relação ao próprio Brasil e ao mundo. Isso nos deixa muito felizes e gratificados, pois sabemos que o Hidrogênio Verde pode mudar a realidade social e econômica do nosso Estado”, conclui Eduardo Neves, presidente da ZPE Ceará.

HUB de Hidrogênio Verde

Criado em fevereiro de 2021 pelo Governo do Estado Ceará, em parceria com o Complexo do Pecém, Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) e Universidade Federal do Ceará (UFC), o HUB de Hidrogênio Verde tem atraído diversas empresas interessadas em instalar no Complexo do Pecém, mais especificamente na área da ZPE Ceará, plantas para a produção e distribuição deste que é considerado o combustível do futuro. Até o momento 22 Memorandos de Entendimento (MoU) já foram assinados, todos com o objetivo de produzir e também exportar hidrogênio verde.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13