Gás natural

Abiquim apoia aprovação da resolução que possibilita o livre mercado do gás natural pelo CNPE

Redação/Assessoria
25/06/2019 21:46
Visualizações: 174

A Abiquim manifesta seu apoio à decisão do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), órgão que assessora a Presidência da República, que aprovou ontem (24/06) a resolução que possibilita a abertura do mercado de gás natural e, consequentemente, contribui para o projeto do Novo Mercado do Gás.

A entidade reforça que a iniciativa tornará o setor mais aberto, dinâmico e, por consequência, muito mais competitivo. "Isso coloca o país no caminho certo para atingir um outro patamar no mercado mundial de gás natural, considerado estratégico por ser a matriz energética não renovável mais limpa, versátil, econômica e segura que existe" afirma Fernando Figueiredo, presidente da Abiquim. Ele também destaca a determinação dos ministros Paulo Guedes (Economia) e Bento Albuquerque (Minas e Energia) em implementar as medidas em curtíssimo prazo.

Na prática, com a resolução, a cadeia produtiva poderá explorar ao máximo o seu potencial de produção de gás natural (matéria-prima e energia já incluindo os benefícios do pré-sal), algo que ainda não acontece.

Além disso, com a competitividade quem se beneficiará é o consumidor (em todas as suas frentes – doméstico e indústrias), pois o preço do produto deve reduzir também para o consumidor.

Traduzindo em números, atualmente, o produto representa 12,9% da oferta primária de energia do país (impacto direto em todos os segmentos da economia: 3.050 indústrias, 36 mil estabelecimentos comerciais, 34 centrais termelétricas, 3 milhões de consumidores e mais de 2,2 milhões de veículos GNV). Certamente, com essas novas medidas, esses índices devem dobrar, não só por conta da demanda interna, mas também com a abertura de novos mercados internacionais.

 

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13