Gases de Efeito Estufa

Abimaq firma parceria com o BCB

A FIMAI, maior feira da América Latina no setor de meio ambiente industrial e sustentabilidade, tem diversas atividades programadas para este ano. Entre seminários especializados e a participação de autoridades ambientais no evento, a feira traz expositores que apresentam o que há de mais novo

Redação
23/10/2009 11:29
Visualizações: 141
A FIMAI, maior feira da América Latina no setor de meio ambiente industrial e sustentabilidade, tem diversas atividades programadas para este ano. Entre seminários especializados e a participação de autoridades ambientais no evento, a feira traz expositores que apresentam o que há de mais novo no setor. Uma das novidades é a parceria firmada entre o BCB - Brazilian Carbon Bureau e a Abimaq - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, para realizar os inventários de emissão de GEE – Gases de Efeito Estufa – das empresas associadas à entidade.
 
 
 
Como lançamento desta proposta, a Abimaq estará apresentando, entre outras novidades ligadas a área socioambiental, o projeto piloto que foi desenvolvido para a RTS Ind. e Com. de Válvulas Ltda., por meio do Inventário Corporativo de Emissões de GEEs, das Divisões Válvulas e Usinagem, com sede em Guarulhos, SP. Com este modelo, as empresas interessadas poderão verificar os procedimentos e os resultados alcançados por meio deste projeto e como fazer a compensação voluntária das suas emissões.


A Abimaq é representante de, aproximadamente, 1.400 empresas dos mais diferentes segmentos fabricantes de bens de capital mecânico, cujo desempenho tem impacto direto sobre os demais setores produtivos nacionais.


Como representante das empresas associadas, a Abimaq firma, por meio deste projeto, o compromisso de responsabilidade socioambiental, reconhecendo que o meio ambiente deve ser alvo contínuo de intervenções e ações em prol da sua conservação.


Segundo Alessandra F. Bernuzzi, Diretora Estratégica de Responsabilidade Sócioambiental da ABIMAQ, o objetivo dos inventários de GEEs, que serão realizados voluntariamente, é de que as empresas tenham a oportunidade de desenvolver ações gerais e localizadas em prol da sustentabilidade. Estas ações demonstram que as organizações estão desenvolvendo, cada vez mais, iniciativas em prol do meio ambiente. Como resultado disso, a empresa, além de demonstrar sua responsabilidade socioambiental, é favorecida com a geração de benefícios econômicos e a redução do uso de recursos naturais. As empresas, ainda, serão orientadas para desenvolver ações que poderão ser feitas para a compensação das emissões.


Para Alessandra Bernuzzi, aderindo aos inventários, as empresas demonstram que estão pensando no futuro do planeta. De acordo com especialistas da área, um inventário de emissões de GEE, se bem feito, representa sempre uma excelente oportunidade para revisar procedimentos de medida de insumos, produtos e subprodutos. Freqüentemente, novas variáveis de controle de processo são intensamente discutidas e implementadas, não apenas em razão do inventário, mas por que esse trabalho detalha a empresa sob uma nova perspectiva e favorece o implemento de novas tecnologias visando a redução do consumo de energia, substituição de combustíveis, entre outros recursos.


Portanto, no estande da Abimaq, durante a Fimai, os associados contarão com o auxílio técnico de especialistas do BCB para tirar suas dúvidas e demais informações técnicas sobre o tema. “Este projeto agrega valor às ações socioambientais da Abimaq e possibilita que suas empresas associadas se integrem mais facilmente em busca da sustentabilidade”, salienta Alessandra.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13