Oportunidade

Abemi estrutura projeto que capacitará mão de obra para montagem industrial

O projeto, que deve ser colocado em prática já no primeiro trimestre de 2012 em parceria com o Senai, realizará cursos nos próprios canteiros de obras, envolvendo importantes categorias profissionais em diversas praças do país. Os primeiros polos devem ser implantados no Rio de Janeiro (Comper

Redação
15/09/2011 18:23
Visualizações: 163
Qualquer atividade de montagem industrial realizada no Brasil consome mais horas de trabalho do que a mesma etapa realizada nos Estados Unidos. Essa diferença de produtividade é um dos fatores que impactam negativamente a competitividade da indústria de construção e montagem brasileira. O diagnóstico é do engenheiro Joaquim Maia, diretor da Abemi - Associação Brasileira de Engenharia Industrial.

Para elevar o desempenho do setor, a associação está estruturando um projeto de capacitação e certificação de mão de obra. A proposta, que deve ser colocada em prática já no primeiro trimestre de 2012, é realizar cursos nos próprios canteiros de obras, envolvendo cinco importantes categorias profissionais em diversas praças do país.

As categorias de encanador, soldador, montador, caldeireiro e eletricista, que correspondem a 60% da mão de obra especializada utilizada na montagem industrial - excluindo-se aí a construção civil - serão os alvos de aprimoramento. “Precisamos capacitar o nosso pessoal no mesmo nível de competência do primeiro mundo. Teremos um crescimento no volume de obras de todos os setores, principalmente no segmento de petróleo e gás”, afirma o empresário Carlos Maurício Lima de Paula Barros, presidente da Abemi.

De acordo com Joaquim Maia, a inspiração para o projeto vem da experiência da National Center for Construction Education and Research (NCCER), entidade de treinamento e certificação de mão de obra mantida por empresas norte-americanas e que há 15 anos atua para melhorar a eficiência nas atividades de construção e montagem. “Grandes contratantes daquele país exigem que os trabalhadores sejam certificados pela NCCER e alguns pedem que 75% da mão de obra seja certified plus, certificação que comprova a experiência prática”, explica o executivo.

Para viabilizar o programa, foi firmado acordo entre a Abemi e o Senai. Os cursos serão ministrados pelo Senai, enquanto a certificação ficará a cargo da Abemi. Os primeiros polos devem ser implantados no Rio de Janeiro (Comperj), São Paulo (onde está concentrada a maioria da mão-de-obra das indústrias associadas da Abemi, incluindo as refinarias Revap, Replan e RPBC) e Pernambuco (Abreu Lima e Petroquímica da Odebrecht e Petrobras). Em uma segunda etapa, o projeto deve chegar ao Rio Grande do Sul, Ceará, Maranhão e Bahia, explica Barros.

Embora não tenha uma estimativa de quantos profissionais serão beneficiados, o presidente da Abemi lembra que apenas no polo do Comperj há um efetivo total de mais de 20 mil trabalhadores. “Não temos um número de vagas a serem geradas, nem uma meta, pois por enquanto estamos em fase de planejamento, mas o universo é enorme”, avalia Carlos Maurício.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19